Explicamos tudo sobre a tarifa de energia elétrica de Campo Grande, a Capital do Mato Grosso do Sul.

Nesse conteúdo vamos explicar tudo sobre a energia elétrica de Campo Grande, que tem como distribuidora a Energisa, e quanto custa a tarifa.

Como funciona a Tarifa de Energia Elétrica de Campo Grande

A conta de luz da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é composta por diversos itens que refletem os custos e encargos relacionados à geração, transmissão, distribuição e encargos setoriais de energia elétrica. Os principais componentes da conta de luz em Campo Grande são os seguintes:

Consumo de energia: É o valor correspondente ao consumo de energia elétrica, medido em quilowatt-hora (kWh). Esse valor é calculado com base na leitura do medidor de energia instalado em sua residência ou estabelecimento.

Tarifa de energia: É o valor cobrado pelo fornecimento de energia elétrica, que varia de acordo com a categoria de consumo (residencial, comercial, industrial, entre outros). Essa tarifa é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e regulamentada localmente.

Bandeiras tarifárias: Dependendo da situação de geração de energia no país, pode ser aplicada uma bandeira tarifária que indica o custo adicional a ser pago. As bandeiras tarifárias são divididas em verde, amarela e vermelha, e têm o objetivo de incentivar a redução do consumo em momentos de escassez ou aumento de custos de geração de energia.

Impostos e taxas: Na conta de energia elétrica também estão inclusos impostos e taxas, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Esses valores são repassados aos governos estaduais e federal.

Iluminação Pública: A conta de luz também inclui a taxa de Contribuição de Iluminação Pública.

Encargos setoriais: Encargos setoriais: São encargos relacionados a políticas públicas e investimentos no setor elétrico, como o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA) e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Esses encargos são destinados a financiar projetos e programas específicos.

Para obter informações detalhadas sobre a composição da conta de luz em Campo Grande, é recomendável consultar a concessionária de energia elétrica Energisa ou o site da empresa, onde geralmente estão disponíveis informações sobre tarifas, bandeiras tarifárias e demais detalhes relacionados à conta de luz.

Qual o valor do kWh da energia elétrica em Campo Grande?

A tarifa de energia elétrica em Campo Grande é de R$0,880, na tarifa convencional.

É importante lembrar que os valores podem variar de acordo com a classe de consumo, a modalidade de tarifa escolhida e a quantidade de energia consumida. É recomendado verificar as informações diretamente com a distribuidora de energia elétrica responsável pela região, no caso de Campo Grande, a Energisa MS.

Como Alterar Rede Elétrica Monofásica para Bifásica em Campo Grande?

Para alterar a rede elétrica de sua residência ou comércio, você precisará chamar um profissional eletricista e a distribuidora de energia da sua região.

Montamos um passo a passo para facilitar na mudança. Confira abaixo:

1. Avaliação de Eletricista

A primeira parte é chamar um profissional para analisar a rede elétrica. Ele vai dizer se é possível mudar do sistema monofásico para bifásico.

A responsabilidade pela entrada de energia no local é do consumidor.

Depois disso será necessário fazer contato com a concessionária para ligar ou alterar do poste até o comércio ou residência.

2. Contato Distribuidora de Energia 

Na sequência, é a hora de chamar a concessionária de luz para solicitar aumento de carga no seu endereço.

Contato Energisa Mato Grosso do Sul: Pode fazer contato com a distribuidora pelos canais de atendimento clicando aqui.

A alteração não é cobrada pela empresa, assim como a primeira visita dos profissionais da distribuidora de energia ao local.

Os profissionais avaliarão a necessidade de substituição do medidores de energia ou até mesmo a troca do ramal de ligação, que são os fios conectados à rede de distribuição de energia.

Dica extra:

Avalie corretamente, com o auxílio de um profissional, a necessidade de um sistema bifásico ou trifásico.

A alteração deve respeitar normas e regulamentações locais. Por isso, é fundamental a ajuda de um profissional eletricista.

Consumo Mensal do Ar-Condicionado

O consumo do ar-condicionado sempre é uma preocupação.

Se quiser como é o seu gasto mensal, temos uma calculadora que mostra a informação.

Leia também: Como Economizar Energia do Ar-Condicionado

A ferramenta indica o consumo do ar-condicionado durante o mês.

Quer saber o gasto do seu aparelho? Basta clicar aqui  e descobrir em nossa Calculadora de Consumo.

Compartilhar: