Com apoio da Danfoss, a Agência Internacional de Energia realizará evento em cidade dinamarquesa
Sønderborg sediará conferência de eficiência energética

Sønderborg sediará conferência de eficiência energética entre 8 a 9 de junho de 2022./Imagem: Reprodução VisitSønderborg

Para garantir uma transição verde e eficaz, a Dinamarca usa a energia de maneira mais eficiente. Isso pode ser alcançado por meio da garantia de aquecimento e resfriamento mais eficientes de edifícios ou usando aquecimento excessivo em supermercados, por exemplo.

Em geral, a eficiência energética é um recurso que não recebe a devida atenção dentre as opções mais benéficas ao meio ambiente que afetam o clima em geral e as finanças de forma positiva. De 8 a 9 de junho de 2022, Sønderborg sediará a conferência internacional anual da Agência Internacional de Energia sobre eficiência energética.

Com isso em vista, a conferência da AIE, que será realizada no próximo ano na Dinamarca e tem a Danfoss como uma de suas apoiadoras. O evento oferece uma excelente oportunidade para mostrar as tecnologias que podem liderar a redução das emissões globais de gases de efeito estufa.

“A Dinamarca está abrindo caminho para soluções de eficiência energética. No próximo ano, em Sønderborg, as empresas dinamarquesas terão uma ótima oportunidade de exibir soluções verdes que podem inspirar grandes corporações a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, afirma o Ministro do Clima da Dinamarca, Dan Jørgensen.

O uso mais eficiente de energia aumentará a segurança do abastecimento e reduzirá a necessidade de expandir a infraestrutura de energia verde. A Agência Internacional de Energia estima que as melhorias de eficiência energética terão que contribuir com aproximadamente 40% das reduções de emissões necessárias para atingir as metas climáticas da ONU em todo o mundo.

O Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia Dr. Fatih Birol afirma: “O caminho para neutralizar as emissões de carbono começa com o fortalecimento das iniciativas de eficiência energética em todo o mundo, que são críticas para atingir nossas metas de energia e clima”.

Eficiência energética em Sønderborg

Sønderborg reconhece o papel crucial da eficiência energética para atingir as metas climáticas na transição verde. Com a visão “Projeto Zero”, a cidade trabalha com o propósito de reduzir suas próprias emissões de gases de efeito estufa a zero até o ano de 2029. Junto a isso, cria empregos locais e novas competências verdes.

“Com Sønderborg como cidade-sede, as empresas dinamarquesas terão uma vitrine ideal para o mundo ver quais tecnologias de primeira classe serão usadas para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, afirma o CEO Lars Sandahl Sørensen, da Confederação da Indústria Dinamarquesa.

Para o CEO e presidente da Danfoss, Kim Fausing, a eficiência energética é a chave para a transição verde e o setor privado tem muitas das soluções prontas hoje.

“Estou muito orgulhoso que a Danfoss esteja coorganizando a conferência e estamos ansiosos para mostrar o potencial concreto da eficiência energética em ação. Por exemplo, nossa produção de 250.000 m2 e espaço de escritório perto de Sønderborg serão neutros em CO2 já no próximo ano. Conseguimos isso colocando a eficiência energética em primeiro lugar”, comemora ele.

“O município de Sønderborg tem grandes ambições em nome do clima e do meio ambiente. Nossos esforços direcionados para nos tornarmos neutros em CO2 até 2029 já mostraram resultados impressionantes e reduzimos as emissões em 52% na área de Sønderborg”, disse o prefeito de Sønderborg, Erik Lauritzen.

O Presidente da Região do Sul da Dinamarca, Stephanie Lose, afirma que Organizar a conferência é um reconhecimento dos esforços de anos de Sønderborg e de uma série de empresas e parceiros no Sul da Dinamarca para promover soluções dentro da eficiência energética.

Com informações da Danfoss