Sistema Lokring aplicado em ar condicionado VRVO ar condicionado VRF (variable refrigerant flow) ou na tradução VRV (volume de refrigerante variável) foi originalmente desenvolvido para ser utilizado em residências, hotéis e edifícios comerciais de médio e grande porte. O sistema possui uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente em cada ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

Sistema Lokring aplicado em ar condicionado VRV:
A estrutura VRV, por conter muitos aparelhos de ar condicionado, requer mais tempo para instalação. Por isso, a inclusão de juntas Lokring no processo, torna o trabalho mais ágil. Visto que há uma redução pela metade no tempo gasto e no número de pessoas envolvidas na instalação.

A responsabilidade para que o sistema VRV funcione plenamente é grande, já que atende prédios comerciais, hotéis e locais onde não podem ocorrer falhas. A aplicação do sistema Lokring contribui para a alta eficiência nas conexões, possibilitando alta resistência, através de juntas leves, seguras e fáceis de manusear, podendo ser utilizada em qualquer tipo de construção. Além disso, são discretas e não alterarem a arquitetura e a estrutura do local.

Aplicação das juntas LokringO Lokring também é muito mais prático de ser utilizado em ambientes pequenos e em altura, já que os itens necessários para sua instalação são bem mais leves, seguros e simples de manusear que no sistema por solda. Por ser um sistema completamente mecânico (onde a conexão é feita hermeticamente), não utiliza nenhuma forma de energia para funcionamento e nem produz ruído durante sua instalação. Além disso, exatamente por não utilizar solda, o sistema de conexão pode ser utilizado sem problemas em ambientes com risco de explosões. Além disso, pode ser utilizado para todas as combinações de materiais: cobre, alumínio, latão e aço.

De acordo com Otto Rezende, engenheiro eletricista e supervisor de instalações de ar condicionado, o Lokring é ideal para VRV. “Acho excelente este sistema pela rapidez e limpeza na montagem, não sendo necessária a utilização de nitrogênio para evitar oxidação interna das tubulações, nem conjunto de maçarico oxiacetileno para soldas, tornando as instalações muito mais leves e podendo ser executadas por um número menor de funcionários”, diz Rezende.

O que é a Lokring?
Conexões utilizando as juntas LokringÉ um sistema desenvolvido pela empresa alemã VULKAN que tem como base a tecnologia de união de tubos sem solda para linha de refrigeração. Mais de um bilhão de conexões Lokring já foram instalados com sucesso em sistemas de ar-condicionado automotivo, indústrias e residências.

O sistema possui certificados internacionais emitidos pela UL e TUV (organizações que fazem a vistoria de produtos e sua segurança).

Redação do Portal WebArCondicionado.