Redação WebArCondicionado

A Semana Farroupilha é o evento tradicionalista mais importante do Rio Grande do Sul. Por conta da pandemia e do distanciamento social, nesse ano a comemoração é somente virtual.

Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha (montado todos os anos no Parque Harmonia) foi trocado por apresentações online. A programação começou no dia 13 de setembro e termina nesse domingo, dia 20 de setembro, data do feriado da Revolução Farroupilha.

As atrações diárias são organizadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Fundação Cultural Gaúcha. Os destaques são os shows musicais e as oficinas de gastronomia, artesanato, dança, entre outros. A transmissão é feita pelos canais do YouTube dos organizadores.

Veja aqui a programação: https://www.mtg.org.br/secretaria/festejos-farroupilhas-terao-diversos-eventos-online/

Evento é tradicional em todo o RS

A Semana Farroupilha tem festividades em muitas cidades do Estado. Em Porto Alegre, o Acampamento é montado desde 1981 no Parque Harmonia. Segundo o MTG, as últimas edições chegaram a receber 1 milhão de visitantes cada uma – e isso só contando os festejos da capital.

Conversamos com Lucas Krempel, jornalista de 35 anos, que nasceu em Porto Alegre e hoje vive em Santos (SP). Nos últimos anos, ele esteve em duas edições do Acampamento. Ele acha marcante ver “as famílias acampadas, fazendo o próprio churrasco, em um clima de fraternidade entre todos, além de muitas apresentações musicais típicas”. “É algo muito bonito de ver e curtir”, completa.

Apesar de não morar no RS há muitos anos, Lucas gosta de ler sobre a cultura gaúcha, conhece bastante da música típica e, volta e meia, toma um chimarrão. “No Acampamento, me chama bastante a atenção as costelas sendo assadas. O cheiro é bom e são lindas de fotografar”.

Nos últimos anos, o Parque Harmonia recebeu cerca de 350 piquetes a cada edição do acampamento. “A estrutura é fantástica. Por mais cheio que o lugar fique, nunca vi o parque abarrotado, sem espaços para você curtir”, diz Lucas.

Nesse ano, a opção é comemorar de casa mesmo. O lado bom é que quem não está em Porto Alegre, como Lucas e outros milhões de brasileiros, também vai poder curtir a edição virtual da festa.

A Farroupilha

A Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos) é o nome da revolução que aconteceu na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Foi um movimento contra o governo Imperial do Brasil e teve início em 20 de setembro de 1835, data do feriado da Farroupilha.

A revolução durou 10 anos. Nesse período, a província gaúcha se separou do Império do Brasil, formando a República Rio-Grandense.