Muito já citamos a ASHRAE aqui no blog do Portal WebArCondicionado, mas você sabe o que ela realmente significa e por que existe?

Pois bem, ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) é uma sigla para designar uma organização dos profissionais da área de aquecimento, refrigeração e ar-condicionado originada nos Estados Unidos.

A Sociedade acredita no bem-estar apostando em tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento do ambiente, sendo formada por mais de 50 mil membros engajados em áreas como sistemas de climatização, eficiência energética, qualidade do ar interior e sustentabilidade. Embora tenha sido fundada em Nova York em 1894, a ASHRAE conta hoje com colaboradores espalhados pelo mundo todo.

História e missão
Até o ano de 1954, a organização era conhecida como ASHVE (American Society of Heating and Ventilating Engineers), algo como “Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ventilação”. Mas nesse ano, seu nome foi mudado para ASHAE (American Society of Heating and Air-Conditioning Engineers), inserindo em sua sigla o termo ar-condicionado. No entanto, o nome atual veio a ser definido 5 anos depois, em 1959, onde a organização uniu a ASHAE à ASRE (American Society of Refrigerating Engineers), inserindo também o setor de refrigeração e gerando a ASHRAE que conhecemos hoje, tão famosa e influente em nosso mercado.

Portanto, a organização preocupa-se em investigar, publicar, e estabelecer normas referentes à indústria de aquecimento, refrigeração e ar-condicionado. Além disso, a ASHRAE é credenciada pela ANSI (American National Standards Institute), instituto americano responsável por validar sistemas de normas e reforçar a economia e sustentabilidade nos Estados Unidos. Essa ligação tem possibilitado a certificação de mais de 2.300 profissionais reconhecidos com padrão de excelência.

Em nosso país, a ASHRAE Brasil é a representante da organização internacional.

Veja abaixo a entrevista que fizemos em 2014, durante o Mercofrio, com Leonilton Tomaz Cleto, presidente da ASHRAE Brasil naquele ano:

Redação do Portal WebArCondicionado
Compartilhar: