Redação WebArCondicionado com informações de O Globo

 

A rede de cinemas UCI (United Cinemas International), que opera salas no Brasil instaladas em shopping centers, anunciou a compra de um sistema de purificação para o ar-condicionado de toda a sua rede no país.

O sistema de purificação funciona com a emissão de íons, um processo que ajuda a eliminar boa parte dos microorganismos dos ambientes climatizados. É uma tecnologia que já é bastante usada na área de saúde – como em ambulatórios e centros cirúrgicos.

Com a pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações na retomada das atividades é justamente a qualidade do ar em ambientes fechados. No Rio de Janeiro, por exemplo, as salas de cinema já têm previsão de reabertura para o dia 01 de outubro.

Como funciona o ar-condicionado com ionização?

A ionização é uma forma de purificar o ar por meio da ação de íons nas micropartículas presentes do ambiente.

Através da eletricidade, o ionizador do sistema de climatização cria íons negativos que são liberados no ambiente.

Esses íons se ligam aos microorganismos presentes no ambiente e destroem sua capacidade de ação. Isso porque essa ligação provoca uma reação química na membrana celular dos organismos que os deixam inativos.

É bom lembrar que já existem aparelhos de ar condicionado, inclusive para uso doméstico, com esse sistema de purificação por meio de íons negativos. E é possível, também, instalar ionizadores de ar em casa para cumprir a mesma função.