Atualizado por Yuri Correa em 01/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionadoRebaixamento em gesso para AC cassete

Considerado um dos modelos mais elegantes dentre os que existem no mercado, o ar-condicionado Cassete é discreto e eficiente. Este tipo de aparelho é indicado pra ambientes que necessitam de maiores potências, mas que ao mesmo precisam manter a estética do projeto, pois podem ser embutidos em rebaixamentos de gesso, vamos descobrir como isso funciona?

O formato do modelo Cassete permite que os aparelhos desse modelo fiquem embutidos no forro, e por isso são a opção predileta de muitos arquitetos. No entanto, todo este charme traz algumas implicações bem particulares que devem ser observadas pelo olhar de um profissional habilitado.

O rebaixamento de gesso é parte do equipamento

Split Cassete sem acabamento no forroOs aparelhos K7, como também são chamados, necessitam de acabamento especial para efetivar a sua beleza. Geralmente o remate é feito em gesso, mas pode ser encontrado em outros materiais como o forro mineral, PVC ou madeira, dependendo do caso. A altura do rebaixamento vai variar conforme o modelo da unidade interna do ar condicionado.

Antigamente, a evaporadoras tinham, no mínimo, 40 cm de espessura. Hoje já existem modelos mais compactos com menos de 30 cm. Com isso, é necessário fazer um rebaixamento menor e se multiplicam as possibilidades de uso.

O que os profissionais dizem

Pensando em todos os setores envolvidos, a redação do Portal WebArCondicionado entrevistou três profissionais para saber o que eles acham sobre a utilização deste tipo de equipamento:

Rebaixamento em gesso para AC CasseteA arquiteta Carolina Esteves comenta que, sempre que possível, dá preferência para o modelo Cassete em seus projetos. Segundo ela, os principais motivos são a estética e a possibilidade da renovação do ar.

“Eles são ideais, pois a evaporadora fica diluída na composição. Os K7 não conflitam com os outros elementos do projeto. O fluxo da saída de ar destes equipamentos também acaba sendo mais confortável, de maneira mais uniforme no ambiente. Além disso, eles promovem a renovação do ar, o que é muito importante para quem está no cômodo. Ao contrário dos splits hi-wall, grande parte dos modelos já conta com esta função.”

Ar condicionado split CasseteO consultor técnico em climatização Salvador Fraga comenta que o aparelho tem um nível de dificuldade simples de instalação comparando a qualidade do sistema em questão. Contudo, ele faz uma ressalva quanto à questão estrutural:

“Eles são muito eficientes, existindo diversos modelos que já contam com quatro ventiladores de distribuição de ar independentes. Mas, sem o acabamento necessário, teremos uma caixa metálica de aproximadamente 30Kg pendurada no meio da uma laje. Com certeza isto comprometerá a questão visual.”

Para Michel Pereira, proprietário da empresa Gesso Braz, o tipo de gesso utilizado varia de acordo com as características de cada projeto.

“Para acabamento perfeito utilizamos Rebaixamento em gesso para AC Casseteo gesso tradicional. Já o material acartonado, que também é chamado de drywall, é muito utilizado, mais rápido, maleável e prático. Cada caso é um caso. A decisão final deve ser de acordo com o proprietário juntamente com o arquiteto responsável.”

Para Michel, o rebaixamento em gesso pode ser feito antes ou depois da instalação do aparelho.

Recomendações estruturais

O modelo K7 precisa estar integrado com a interface elétrica, hidráulica e arquitetônica do ambiente. Segundo técnicos, a instalação geralmente é 50% a 70% mais cara do que sistema de split hi-wall, em função da diferença no sistema hidráulico e elétrico (bomba de dreno).

Todos os profissionais entrevistados nesta matéria apontaram que para a utilização deste equipamento é necessário observar as medidas de pé-direito do ambiente previamente. Não recomenda-se quando o teto for abaixo de 2,40m (pé-direito padrão) ou maior que 4m. Muito baixo ele trará desconforto pelo vento insuflado diretamente no rosto das pessoas e muito alto, no inverno, as pessoas podem sentir frio, visto que o ar quente tente a subir.

Ar condicionado split Cassete

E aí, ficou alguma dúvida sobre o rebaixamento de gesso para o seu Cassete? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!