Sistema de ar-condicionado VRV A tecnologia VRV (volume de refrigerante variável) é aplicada em sistemas de grande porte, onde diversos ambientes são climatizados independentemente ao mesmo tempo. Por meio da distribuição multisplit, o sistema traz redução de custos com energia elétrica e menores impactos ao meio ambiente, porém, exige mão de obra especializada na área.

Pensando em elevar a qualidade de mão de obra segmentada, o Programa Daikin Qualifica já capacitou mais de 1000 profissionais desde o ano passado em diversos estados do país. O curso é voltado para empresas parceiras da Daikin e está indo para o segundo ano de atividades, fruto da parceria firmada entre a multinacional japonesa e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Como é o curso

A iniciativa é realizada em três formatos: Presencial no Laboratório de Climatização do SENAI Oscar Rodrigues, em São Paulo; presencial em determinados estados e à distância de forma online. Somando os três tipos do curso de VRV, os responsáveis estimam graduar mais 1500 profissionais até o final deste ano. No ano passado, a edição regional realizou 16 encontros, distribuídos em 11 capitais, atendendo 535 pessoas. Já a versão online contemplou seis capitais.

Para os projetistas e engenheiros, a DAIKIN montou um módulo específico que tem o objetivo de ampliar o conhecimento desses profissionais na aplicação e no uso do sistema VRV, suas possibilidades de controle e integração com sistemas BMS – Building Management System.

A primeira turma deste ano para aulas presenciais no SENAI de SP teve início na segunda semana de fevereiro. Estima-se a graduação de 21 turmas somente no laboratório de SP. A duração do curso é de 5 dias, com uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 4 módulos, que são:

• Módulo 1- Prática de Brasagem
• Módulo 2- VRV Básico
• Módulo 3- VRV Instalação Frigorífica
• Módulos 3 e 4- VRV Instalação Elétrica

A oportunidade do curso VRV é voltada empresas parceiras da Daikin que queiram qualificar seu quadro de engenheiros, instaladores, mantenedores e projetistas. Empresas interessadas em estabelecer parceria com a Daikin devem entrar em contato pelo e-mail daikin.qualifica@daikin-mcquay.com.br

Daikin Qualifica

Equipe da aula prática do Módulo 4 (Instalação Elétrica) ministrado no Laboratório de Climatização da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves. Divididos em 3 times, cada grupo trabalha em um sistema (VRV W,VRV III e VRV S).

Programa Daikin Qualifica

Aula prática do Módulo 4 (Instalação Elétrica) ministrado no Laboratório de Climatização da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves. Aluno mede a vazão para ajustar a pressão estática do ventilador da unidade interna

Programa Daikin Qualifica

Aula prática do Módulo 4 (Instalação Elétrica) ministrado no Laboratório de Climatização da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves. Aluno checa a PCB da unidade externa.