Veja como será o período no Brasil conforme o Instituto Nacional de Meteorologia
previsão do tempo setembro 2022

Conheça como será a previsão do tempo em setembro de 2022!/Imagem: Reprodução Climatempo

Procura pela previsão do tempo em setembro de 2022? Quer saber a informação para organizar sua rotina de trabalho ou a viagem de férias? Seja qual for a sua situação, preparamos um material que mostra como será o período ao longo deste mês no Brasil.

Antes de mais nada, saiba que em setembro começa a primavera. Neste ano, o período vai iniciar no dia 22 e vai se estender até o dia 21 de dezembro. Inclusive, os dias começam a ser mais quentes justamente pela mudança de estação.

Para trazer como será a previsão do tempo em setembro de 2022, vamos usar informações do Instituto Nacional de Meteorologia, o popular Inmet. Confira agora como será este mês no Brasil.

Previsão do Tempo em Setembro 2022 no Brasil

Resumidamente, a previsão do Inmet aborda o impacto das chuvas e como será a temperatura ao longo do mês. O instituto aponta para chuvas concentradas no norte, leste da região Nordeste e no sul do Brasil.

Ainda conforme o Inmet, em setembro, a tendência é de precipitação acima da média em grande parte da região Sul, da divisa do Mato Grosso do Sul com São Paulo, da costa leste da região Nordeste e da noroeste da região Norte. Ao longo do mês, o total de chuva previsto é superior a 120mm.

Por outro lado, o Inmet aponta que na região do MATOPIBA (formada pelos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), no leste do Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no norte de Minas Gerais, os acumulados são inferiores a 60mm.

Sem falar que em algumas localidades sequer terá registro de chuva. Já em relação à temperatura em setembro, a previsão do tempo mostra uma média com índices superiores aos 28°C no Norte e no Nordeste do Brasil.

O clima será diferente no Sul do País, tirando a parte norte do Paraná, que terá temperatura acima da média. Na região, o Inmet indica que as temperaturas serão mais amenas pela passagem de frentes frias, ficando abaixo de 20°C.

De acordo com o Inmet, ainda existe a possibilidade de incidência das massas de ar frio. Por influência delas, pode ocorrer declínio das temperaturas mínimas, o que facilita a formação de geada nas serras gaúcha e catarinense, além do sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba.

Redação WebArCondicionado – Com informações do Inmet

Compartilhar: