Separamos as informações sobre o período em cada região do Brasil
previsão do tempo agosto 2022

Confira como será a previsão do tempo em agosto de 2022/Imagem: Joel Vargas/PMPA

Quer saber a previsão do tempo em agosto de 2022? Antes de seguir, saber essa informação é super importante no cotidiano de toda a sociedade.

Quando vamos sair de casa ou fazer uma viagem, costumamos procurar como será o tempo naquele dia ou período. Para empresas de navegação, aviação, de pesca, de climatização, entre outros, ter a informação ajudará no planejamento.

Ou seja, a previsão do tempo está passa e atinge todas as atividades humanas. Voltando ao tema central do texto, como será a previsão do tempo em agosto de 2022?

Para saber a previsão do tempo em agosto de 2022, consultamos portais especializados em clima no Brasil: Climatempo. No primeiro trecho, iremos abordar informações mais gerais sobre a perspectiva climática neste mês.

Já nas próximas partes do conteúdo, iremos trazer a previsão do tempo em cada região do Brasil. Assim, saberá como será o período e se organizar para enfrentar este mês.

É o que iremos responder nas próximas partes deste texto.

Previsão do Tempo em Agosto de 2022 no Brasil

De acordo com o Climatempo, agosto deve registrar três frentes frias. A primeira será pelo dia 5, a segunda na virada da quinzena e a terceira na última semana de agosto. Enquanto a primeira é de chuva, a segunda pode vir com uma massa de ar frio mais forte.

Por isso, a previsão do tempo em agosto de 2022 indica maior frio no Sul do Brasil, em São Paulo, no Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, no leste de Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e em parte do Amazonas.

Conforme o portal especializado em clima, a massa de ar frio vai provocar sensação de frio contínuo. Porém, será menos intenso na comparação com julho.

O forte calor pode ser registrado no norte mineiro e em grande parte do Nordeste. Nessas regiões, as temperaturas seguem acima da média.

Previsão do Tempo em Agosto no Sul

Na região, a primeira frente fria chega nos primeiros dias, provocando a baixa da temperatura e muita chuva, principalmente no Rio Grande do Sul. Embora possam ocorrer em agosto, em Santa Catarina e no Paraná, o índice de chuva será inferior.

Na segunda semana do mês, uma massa de ar polar moderada vai se espalhar pelo Sul do Brasil. É a chegada da segunda frente fria. Grande parte da chuva deve se concentrar no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Na sequência do mês, mais precisamente no início da segunda, uma massa de ar frio intensa chega no Sul. Essa condição vai provocar uma forte queda na temperatura, com chance de geadas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o interior do Paraná.

O período de menores temperaturas vai atingir o sul principalmente entre os dias 15 e 20 de agosto. Novamente, uma frente fria chega na região na última semana do mês, baixando as temperaturas.

Como será o tempo no Sudeste em agosto de 2022?

Diferentemente da região Sul, o começo do mês será de calor em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Em contrapartida, ali pelo dia 5 ou 6, a primeira frente fria chega no Sudeste, provocando forte queda na temperatura.

Contudo, o período será curto e rapidamente a temperatura volta a subir. Na segunda semana de agosto, uma nova frente fria atinge o Sudeste. Desta vez, deve trazer chuva e baixa na temperatura entre São Paulo e Rio de Janeiro, com chuva fraca e moderada nas regiões litorâneas.

A terceira fria chega no Sudeste, na segunda quinzena de Agosto. A condição acontece com uma massa polar de forte, o que vai baixar a temperatura fortemente nos quatros estados da região.

No período, o frio será mais duradouro. A temperatura irá subir somente na última semana do mês. Mais uma vez, nos últimos dias de agosto, nova frente fria passará pelo Sudeste, provocando a queda na temperatura.

Previsão do tempo no Centro-Oeste

Nas duas primeiras semanas, duas frentes frias com uma massa de ar frio atingem a região. Por isso, a temperatura vai baixar fortemente entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, chegando nas capitais.

Já na segunda quinzena do mês, outra frente fria chega no Centro-Oeste, trazendo nova queda na temperatura. Inclusive, pode gear em Mato Grosso do Sul e no Sul de Goiás.

Com as frentes frias, pode chover em localidades em que é incomum a precipitação, ainda que os índices sejam baixos. Por fim, na última semana, o calor comum da região volta a ficar estável.

Previsão do Tempo em Agosto 2022 no Nordeste

Na região, o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o norte, diminui a frequência da chuva. Em agosto, a previsão do tempo indica mais sol e menos nebulosidade. Assim, a temperatura aumenta na comparação com julho.

O período será de temperatura estável, pois não devem ocorrer frio ou calor mais significativo. Na parte leste do Nordeste, a chuva é frequente e pode ser diária. No Nordeste, a temperatura aumenta ao passo que diminui a força da chuva.

Como será agosto no Norte em 2022?

Na região, a chuva perde força na comparação com o mês de julho. Já a temperatura será sem variações.

A chuva deve se concentrar entre Manaus e Belém, o que vai impossibilitar o aumento da temperatura no Norte. Pode ocorrer friagem na segunda e na terceira semana de agosto, entre Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.

Bom, agora sabe como será a previsão do tempo em agosto de 2022. No início do próximo mês, entre em nosso blog para se atualizar sobre a projeção para o mês de setembro.

Redação WebArCondicionado – Com informações do portal Climatempo