Por Chemours Company

Presidente da Chemours participa de webinar sobre a presença das mulheres na indústria química

Evento reuniu as principais líderes do setor e teve como tema principal o olhar feminino na construção de carreira

 

São Paulo, setembro de 2020 – A nova diretora-presidente da Chemours Brasil, Claudia Antunes, participou de um webinar da revista Tintas&Vernizes sobre a presença das mulheres na indústria química, ocasião em que foram discutidos os desafios que as mulheres enfrentam num setor predominantemente masculino, como conduzir a indústria química para uma indústria mais inclusiva e diversificada, e os novos horizontes.

O evento reuniu as principais líderes do setor e teve como tema principal o olhar feminino na construção de carreira e as competências cada vez mais necessárias, como força, adaptabilidade, resiliência e sensibilidade.

Assim como entrar nesse mercado, adaptar-se a esse momento atípico também é um desafio que deve ser vencido dia a dia. “Realizar as demandas nesse novo ambiente pede muita resiliência e adaptabilidade, mas, acima de tudo, é preciso ter um propósito e valores compatíveis aos da empresa. Os valores são essenciais e independem do momento que se vive, são a nossa base. Quando existe sinergia e quando você se sente parte daquela corporação, é porque os valores estão alinhados. Assim, você passa por qualquer situação”, reflete Claudia.

Conhecer processos e as novas tecnologias faz parte da rotina corporativa das lideranças. Sempre muito curiosa quanto à área química, Claudia entende que é preciso cada vez mais aprimorar habilidades e inteirar-se a respeito da dos aspectos técnicos de produtos, o valor que entregam aos clientes e compreender como trabalhar em colaboração para desenvolver soluções mais eficientes e inovadoras para o setor. “O desenvolvimento profissional dentro das corporações é uma medida fundamental para o fortalecimento da organização”, opina a executiva.

Sobre a presença feminina na empresa, Claudia explicou que a meta da Chemours Company é que 50% dos cargos sejam ocupados por mulheres até 2030, como parte dos Compromissos de Responsabilidade Corporativa da Chemours, alinhados aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre esses compromissos, a empresa também investirá US$ 50 milhões de dólares globalmente para aumentar acesso à educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), fomentando o grande valor destas carreiras para a melhoria de vida das pessoas.

Na Chemours Brasil, essa meta já é uma realidade: as mulheres representam hoje mais da metade dos colaboradores. “Estamos focados em continuar construindo uma empresa inclusiva e diversificada, bem como no desenvolvimento das pessoas que compõem nossas equipes”, compartilhou a nova presidente da empresa.

Claudia tem ampla experiência de liderança na indústria química de matérias-primas para tintas, plásticos e papéis especiais. Ela ocupou vários cargos em vendas e marketing B2B ao longo de seus quase 30 anos de experiência no setor. Também liderou os negócios de Tecnologia de Titânio na Chemours Brasil a partir do spin-off da DuPont.

Atualmente, além de atuar como presidente da Chemours Brasil, ela também é gerente para América do Sul do negócio de Tecnologia de Titânio. “Consegui unir duas coisas que amo muito: a química, que sempre admirei e da qual aprendo todos os dias, e gestão de negócio, que é a minha grande paixão. É muito gratificante apoiar o desenvolvimento de um negócio, interagir com os profissionais do setor e me apaixonar a cada dia por tudo que faço para contribuir para tornar este mundo melhor. Amo o que faço, admiro muito esta empresa, este negócio e é definitivamente uma indústria em que me encontrei”, concluiu.

 

Sobre a Chemours – A Chemours Company (NYSE: CC) ajuda a criar um mundo mais colorido, capaz e limpo através do poder da química. A Chemours é líder global em tecnologias de titânio, fluoroprodutos e soluções químicas e oferece a seus clientes – dedicados a uma ampla variedade de indústrias – produtos que definem o mercado, experiência em aplicações e inovações baseadas em química. Os componentes da Chemours são encontrados em plásticos e revestimentos, refrigeração e condicionadores de ar, operações de mineração, refino de petróleo e manufatura industrial em geral. Nossos principais produtos incluem marcas reconhecidas como Teflon ™, Ti-Pure ™, Krytox ™, Viton ™, Opteon ™ e Nafion ™. A Chemours possui aproximadamente 7.000 funcionários em 26 fábricas, atendendo a mais de 4.000 clientes na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa. A sede da Chemours está localizada em Wilmington, Delaware e está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo CC. Para mais informações, visite chemours.com ou siga a Chemours no Twitter: @chemours LinkedIn: The Chemours Company. Para saber mais, acesse chemours.com.