Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Pensando em instalar o ar-condicionado embaixo do telhado? Ali, entre o forro e as telhas? Muitas pessoas pensam nessa opção porque não querem estragar a fachada da casa com as condensadoras, ou querem abafar o barulho da unidade externa e também tem gente que pensa estar protegendo o aparelho se o colocar embaixo do telhado.

Mas e aí, tem algum problema instalar o Ar-Condicionado embaixo do telhado?

Sim, tem problema sim. Muito problema. Um problemão!

Nada de Ar-Condicionado embaixo do Telhado!

O nome da condensadora já diz tudo, ela é uma “unidade externa”, ou seja, que vai na rua, na parte externa dos ambientes. E isso não é uma decisão arbitrária, não tem nada a ver com estética ou caprichos da fabricante.

A condensadora precisa ser instalada em um ambiente aberto porque ela é uma trocadora de calor. Ela serve para tirar o calor que está dentro de casa, para fora dela. Se estiver instalada em um ambiente fechado, como um telhado ou uma garagem, ela vai trocar calor com o quê?

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Mas e um telhadinho de proteção?

E sim, caso esteja se perguntando, você pode instalar a condensadora embaixo de um telhadinho, desde que essa mantenha certa distância da mesma, especialmente nas do tipo redonda (ou tambor), pois a ventilação costuma ficar na parte de cima. Mas de resto, ela precisa estar em contato com o ar da rua para poder fazer as trocas de temperatura.

O que acontece se instalar embaixo do telhado?

As consequências, caso se insista em instalar a condensadora dentro de um forro de telhado, são as seguintes:

  1. Baixo rendimento: o ar-condicionado não vai fazer a refrigeração ou o aquecimento direito, porque não tem troca de calor na condensadora. Vai parecer que o aparelho está estragado.
  2. Alto consumo de energia elétrica: além de não climatizar direito, o aparelho vai estar sempre trabalhando com a potência máxima do motor, porque seus sensores nunca vão captar a troca de calor na unidade externa. Ou seja, a sua conta de luz vai vir altíssima.

E aí, ficou entendido porque não se deve abafar a condensadora embaixo do telhado da sua casa? Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!