Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Muitas pessoas nos perguntam se podem deitar o ar-condicionado portátil. Às vezes é porque elas querem transportá-los, às vezes elas querem ocupar menos espaço, mas a resposta é sempre uma só:

Não pode. Não apenas o ar-condicionado portátil, mas nenhum tipo de ar-condicionado deve ser virado.

Você sabe o motivo? Vamos te explicar a seguir.

deitar-ar-condicionado-portatil

Vamos descobrir o que acontece.

Se Deitar o Ar-Condicionado Portátil

Todos os aparelhos de refrigeração e climatização possuem um compressor, que é a peça responsável por comprimir o ar dentro do ar-condicionado.

Todo compressor possui óleo de lubrificação. Se você virar o aparelho de ar condicionado, mesmo que por alguns minutos apenas, o óleo vai escorrer e pode entupir as mangueiras de saída e entrada de ar.

Com as mangueiras entupidas, na hora de ligar o ar-condicionado as válvulas correm o risco de estourar, sem contar a contaminação do sistema com as impurezas do óleo.

O Dreno também é um Problema

Todo aparelho de climatização produz resíduos em forma de umidade. Essa umidade é escoada pelo dreno, que trabalha com a força da gravidade para captar a água formada no interior do ar-condicionado.

Se você virar um equipamento de climatização, especialmente se ele estiver operando, com certeza ele vai apresentar problemas de funcionamento. Os danos podem, inclusive, ser irreversíveis.

Não Deite o Ar-Condicionado Portátil

Tudo isso se aplica a todos os tipos de ar-condicionado. Não se deve virar o janela, não se deve virar nenhuma das unidades do split, do piso teto, do cassete e, com certeza, não se deve virar o portátil.

Dentre todos, o modelo de ar-condicionado portátil é um dos mais sensíveis, pois seu funcionamento depende de uma bandeja recolhedora de água que não pode ser invertida. Se deitada, essa bandeja pode despejar água em cima dos componentes eletrônicos do aparelho.

Na dúvida de instalação, chame um profissional para colocar o aparelho para funcionar.

Como Transportar o Ar-Condicionado sem Deitar o Aparelho?

A maior parte dos casos de pessoas querendo deitar o ar-condicionado são aqueles em que é necessário transportar o aparelho de um local para o outro em um veículo.

Nesses casos, o mais indicado é amarrar o ar-condicionado portátil de pé (na vertical) na caçamba de uma caminhonete ou caminhão, no banco de trás de um carro, ou na parte de cima do mesmo. As amarras devem ser firmes para que ele não vire ou se incline muito durante a viagem.

Deitar para Caber

Outra situação comum, é quando os consumidores querem virar o ar-condicionado para poder encaixá-lo em um espaço pequeno. Isso também não deve ser feito pelos mesmos motivos acima.

Aliás, o indicado é que os aparelhos de ar condicionado nunca sejam virados mais do que 5° para qualquer sentido do eixo da gravidade. Esta regra vale para qualquer aparelhos de refrigeração que possua em compressor, como geladeiras, frigobar e adegas, por exemplo.

O ar-condicionado portátil é um dos modelos mais procurados no mercado. Se quiser saber quanto ele está custando nas lojas online, você pode utilizar o nosso comparador de preços para saber onde ele está saindo mais barato.