Redação Portal WebArCondicionado

A nova tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da University of British Columbia promete vencer o calor individual dos consumidores.

“Cold Tube”: conforto contra o calor

O ar-condicionado funciona resfriando e desumidificando o ar ao nosso redor, certo? O “Cold Tube” vem com uma proposta diferente, o aparelho funciona absorvendo o calor emitido diretamente pela radiação de uma pessoa sem ter que resfriar o ar que passa sobre sua pele. Isso proporciona uma economia de energia significativa.

O “Cold Tube” consiste em painéis resfriados que funcionam em espaços abertos e usam menos energia do que os condicionadores de ar convencionais.

Manter o ar saudável é um dos principais objetivos

De acordo com um dos líderes do projeto, professor Rysanek, manter o ar interior saudável é mais importante do que nunca. “A pandemia COVID-19 trouxe à consciência do público de como a nossa saúde é sensível à qualidade do ar que respiramos dentro de casa”, disse ele.

Para Rysanek, “à medida que o clima muda e o ar-condicionado se torna mais uma necessidade global do que um luxo, precisamos estar preparados com alternativas que sejam melhores não apenas para o meio ambiente, mas também para a nossa saúde”.

Leia mais: Qualidade do Ar X Conforto Térmico: Qual a Diferença?

Ainda conforme o professor, “este projeto está pronto. Obviamente, ele pode ser usado em muitos espaços ao ar livre, mas pense em feiras de verão ao ar livre, concertos, pontos de ônibus e mercados públicos. A missão é adaptar o projeto para espaços internos”

A equipe planeja criar uma versão comercialmente viável do produto até 2022.

Comente abaixo o que você achou dessa ideia? Até a próxima.