Redação WebArCondicionado, com informações do Correio do Povo

Transporte público com ar-condicionado já é bastante comum em várias cidades do país. Mas e ponto de ônibus com climatização, você já viu?

Para esperar a chegada do ônibus nas cidades, que muitas vezes é demorada, é muito melhor que os abrigos deem um mínimo de conforto para o usuário de transporte público. E não que o ponto seja apenas um poste fincado no chão.

Uma parada de ônibus é um tipo de mobiliário urbano que costuma seguir um estilo parecido: tem estruturas de metal, cobertura e revestimentos transparentes e painéis com informações das linhas. Um banco também é bem-vindo.

No Brasil, duas cidades do interior do Rio Grande do Sul vão além nesses itens de conforto. Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires têm algumas cabines para esperar os ônibus que são equipadas até com ar-condicionado e bebedouro.

Climatização para esperar o ônibus chegar

Santa Cruz do Sul (RS) inaugurou em abril de 2018 a sua primeira parada de ônibus com ar-condicionado. Além do sistema de refrigeração, a cabine tem sinal de wi-fi, bebedouro, tomadas e monitores para que os usuários acompanhem em tempo real a localização das linhas de ônibus.

As paradas de ônibus, no centro da cidade, conseguem abrigar até 40 pessoas sentadas. E têm placas para captação de luz solar na sua cobertura, para gerar eletricidade.

A cidade de Venâncio Aires teve a vizinha Santo Cruz do Sul como referência. E instalou, em 2020, algumas paradas de ônibus também equipadas com ar-condicionado.

Os novos mobiliários estão na área central da cidade. Os abrigos têm climatização com condicionador de ar e com duas cortinas de vento, além dos mesmos itens do município vizinho (iluminação, tomadas, wi-fi, bancos, bebedouro e monitores).

Como deve ser uma parada de ônibus?

Além do conforto e da funcionalidade, uma parada de ônibus é uma interferência no espaço. Por isso, é preciso que o projeto do mobiliário se integre à paisagem urbanística.

Criar o desenho de um ponto de ônibus não é tão simples. É preciso levar em conta que alguns usuários vão, sim, esperar debaixo do mobiliário, mas outros vão ficar atrás do equipamento, ou do lado. Por isso o abrigo tem que ser transparente, além de não poder atrapalhar a circulação de pedestres.

Também é preciso levar em conta onde vai ser instalado. Cabines fechadas e com ar-condicionado, por exemplo, não teriam espaço em calçadas estreitas e não fariam sentido, economicamente, em lugares com baixa demanda de passageiros.

Pontos de ônibus pelo mundo

Na maioria das cidades brasileiras, principalmente nos bairros e longe das grandes avenidas, é apenas um poste que marca o local de parada do transporte público. Isso acontece inclusive em cidades europeias.

Em outros locais, pequenos abrigos são equipados com bancos ou bundoris (espécie de barra que simula um assento inclinado para apoio parcial dos usuários). É comum que esses bancos ou apoios sejam no máximo para três ou quatro pessoas. É o caso dos pontos de ônibus de Chicago, nos EUA, uma cidade que é referência para muitos urbanistas.

Em Toronto, no Canadá, onde a temperatura média no inverno oscila de 0 a -4 °C, as paradas de ônibus têm paredes de vidro para proteger os usuários do frio.

E Dubai, maior cidade dos Emirados Árabes, conta com centenas de paradas de ônibus estruturadas em cabines fechadas equipadas com ar-condicionado. Lá, a sensação térmica nas ruas pode beirar os 60 °C no verão. O abrigo fechado também é uma proteção útil no caso das eventuais tempestades de areia.

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