Documento reforça que influência humana é responsável pelo fenômeno
aquecimento global relatório da ONU

Relatório da ONU mostra a influência humana no aquecimento global./Imagem: Marcinjozwiak por Pixabay.

Novo relatório da Organização das Nações Unidas – ONU – mostra que o aquecimento global será acima de 1,5 ° C e 2 ° C, no final do Século 21. O cenário será diferente somente com a diminuição nas emissões de CO2 (dióxido de carbono) e dos gases de efeito estufa.

Conforme o documento, vai durar entre 20 e 30 anos para que as temperaturas globais estabilizem. O relatório, nomeado como Mudança Climática 2021: a Base das Ciências Físicas, é adotado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A influência humana é responsável pelo aquecimento do planeta acontecer rapidamente nos últimos 2 mil anos. Como consequência disso, todas as regiões do mundo vão sentir mudanças climáticas.

Oceanos, geleiras e o nível do mar, são os locais em que as alterações serão mais notadas. De acordo com o relatório, a emissão de gases de efeito estufa no passado e no futuro podem ser irreversíveis.

O estudo foi divulgado pela ONU em meio aos preparativos para o encontro de apresentação dos planos de redução de emissões na Cúpula do Clima, COP-26, que vai ocorrer em novembro, em Glasgow, na Escócia.

Relatório mostra as consequências do aquecimento global

Causadas pelos humanos, as mudanças climáticas no oceano são o aquecimento, a frequência de ondas de calor marinhas, acidificação e a baixa dos níveis de oxigênio. Os efeitos disso vão atingir os ecossistemas e quem precisa dos mares para viver.

De acordo com o relatório da ONU, o aquecimento global a 1,5°C trará mais ondas de calor, com as estações quentes durando mais. Nesse cenário, as cidades vão enfrentar calor e inundações causadas por maiores chuvas em diversas regiões.

Se observar o contexto e considerar a temperatura de 2°C, o calor extremo será mais recorrente e atingirá amplamente segmentos de agricultura e de saúde. Nessa situação, as mudanças em níveis de umidade e de aridez serão alteradas.

Nas regiões subtropicais, as chuvas serão menores. Por outro lado, nas zonas altas as precipitações serão maiores. O relatório da ONU, que aborda o aquecimento global, mostra que muitos locais vão sofrer com secas intensas.

Nas costeiras, o nível do mar permanecerá crescendo. Nos lugares de costeiras baixas, as enchentes vão se agravar. O permafrost, solo continuamente gelado, passará por degelo e vai perder a cobertura de neve.

Junto a isso, as geleiras e glaciares irão derreter, além do mar Ártico perder gelo no verão. Veja no vídeo mais sobre o relatório da ONU:

Redação WebArCondicionado – Com informações da ONU

Compartilhar: