Previsão aponta que as temperaturas podem ultrapassar os 40°C em algumas cidades
Onda de Calor no Sul do Brasil

Entenda como será a onda de calor no Sul do Brasil.

Ao longo do final de semana, uma notícia sobre o clima foi amplamente comentada nas redes sociais. Conforme a MetSul Meteorologia, no Sul do Brasil, uma onda de calor fará a temperatura ultrapassar os 40°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul.

O serviço especializado em meteorologia mostra que máximas históricas podem ser registradas no Uruguai e na Argentina nos próximos dias. Além da região do Brasil e desses países, o Paraguai também será atingido pela forte onda de calor extremo.

De acordo com a MetSul Meteorologia, os índices de temperatura estarão de 10°C a 15°C acima da média histórica de janeiro. Vale ressaltar que, ao longo da virada do ano, outra onda de calor atingiu a América do Sul.

Para se ter noção do calor que fez naquele período, em Rivadavia, na Argentina, a temperatura máxima chegou a 46,6°C. Já no primeiro final de semana de 2022, em Porto Alegre, os índices foram superiores a 35°C.

O período de calor extremo provocará temperatura de 45°C a 50° em regiões do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.

Em publicação assinada por Estael Sias sobre a onda de calor no Sul do Brasil, o serviço especializado em clima afirma que:

“No melhor cenário, a onda de calor seria muito intensa. No pior, o evento de calor teria magnitude sem precedentes na história recente com temperaturas jamais vistas em décadas, com quebra de recordes e temperatura máxima na região com marcas próximas ou acima de 40° e acima de 45° em alguns pontos”.

Embora as temperaturas mais altas fiquem para a Argentina e para o Uruguai, cidades do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul vão sentir fortemente a onda de calor. Isso ocorrerá pela proximidade do centro da bolha de calor que estará na parte central da América do Sul.

Como Ficará o Tempo no Rio Grande do Sul

Nas redes sociais, as discussões ficaram em torno das máximas previstas para o Rio Grande do Sul. Algo que moradores de outros estados desconhecem são as altas temperaturas registradas em território gaúcho no verão.

Com a onda de calor no Sul do Brasil, os índices irão ficar perto ou vão ultrapassar os 40°C.

De acordo com a MetSul Meteorologia, as máximas serão superiores a 35°C no próximo final de semana. Sem falar nas cidades em que a temperatura será levemente menor ou acima de 40°C nesse período.

Até mesmo na Serra Gaúcha fará bastante calor, sendo a temperatura máxima de até 37°C em Caxias do Sul. Nas proximidades, como nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves, poderá ficar próximo de 40°C.

Na fronteira com o Uruguai e na Campanha, nas áreas de Bagé, Jaguarão, Dom Pedrito e Quaraí, marcas de 40ºC a 42ºC, ocasionalmente superiores, devem ser esperadas no final de semana pela previsão da MetSul. Pelotas, no sábado (15) poderia atingir 41ºC ou 42ºC.

A primeira região a registrar as temperaturas mais altas é o Oeste. Conforme a MetSul Meteorologia, em Uruguaiana e Quaraí fará 39°C na terça-feira (11), 41°C e 42°C na quarta (12), 42 e 42° na quinta (13), chegando a 43°C na sexta (14).

Para o final de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a temperatura vai alcançar 45°C nessas localidades. Já em Pelotas, a MetSul aponta que, no sábado (15), o índice ficará entre 41°C ou 42°C.

Em Porto Alegre e na região metropolitana, o calor será maior no final de semana. Entre terça e quarta-feira, as máximas superam 35°C. Os dias mais quentes serão na sexta-feira (14) e no sábado (15), quando pode fazer entre 38°C ou 39°C e 39°C e 40°C, respectivamente.

Será o Maior Calor da História do Rio Grande Sul?

De acordo com a MetSul, pode ser que seja registrada a maior temperatura da série observacional no Rio Grande do Sul. Iniciadas em 1910, as medições apontam que as maiores máximas oficiais foram de 42,6°C em 1917 (Alegrete) e em 1943 (Jaguarão).

A justificativa para a quebra do recorde é que o modelo europeu indica marcas de 42ºC a 43ºC nos próximos dias. Ou seja, pode ser estabelecido um novo recorde de temperatura máxima no estado gaúcho.

A MetSul reforça que, mesmo com os termômetros das cidades marcando 43ºC a 45ºC, em meteorologia, a temperatura é medida por estações automáticas ou convencionais que observam uma série de critérios técnicos.

Quais Cuidados Adotar

Em dias de calor intenso, os cuidados com a saúde devem ser reforçados. Para quem sair de casa, a recomendação é usar filtro com fator de proteção solar (FPS) superior a 50.

Na hora de fazer as atividades físicas, os horários indicados são antes das 10h e após às 16h. Durante o exercício, utilize acessórios como óculos de sol e bonés ou chapéus.

Por fim, mantenha-se hidratado e tome bastante água nos dias de calor intenso.

Use Ar-Condicionado no Verão

Para enfrentar os dias de calor extremo, nada melhor que a companhia do ar-condicionado. Utilize o equipamento como seu aliado nesse período de altas temperaturas do verão. Entre em nossa publicação que reúne dicas para usar, temperatura ideal e quais cuidados tomar:

Se ainda não tem um aparelho de climatização, adquira agora o mesmo o seu. Para fazer isso com bastante economia, acesse nosso Comparador de Preços de Ar-Condicionado.

O espaço reúne o custo do equipamento em diversas lojas online. Assim poderá escolher o melhor modelo conforme a sua necessidade, garantindo muita economia na compra do ar-condicionado.

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado – Com informações da MetSul Meteorologia