Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado
o-que-inclui-uma-instalacao-de-arcondicionado

Vamos supor que você está com um ar-condicionado já comprado, agora é hora de chamar um profissional para instalar o aparelho. Mas e aí, você sabe o que é necessário você ter para mandar fazer uma instalação? Sabe o que é responsabilidade sua e o que é responsabilidade do técnico? É disso que vamos falar hoje.

O que inclui uma instalação de Ar-Condicionado?

O aparelho de ar condicionado é um tipo de equipamento que precisa de instalação especial. Não basta ligar na tomada e sair usando.

Depois que você escolhe e compra o seu produto, é necessária fazer uma instalação que envolve mexer na parte elétrica, tubulações, abastecimento de fluido refrigerante e por aí vai. Por isso mesmo, só um profissional pode executá-la.

Porém, quando você contrata um pedreiro, você espera que ele traga algumas ferramentas básicas, mas não que ele venha com o cimento e os tijolos embaixo do braço, não é? Com o técnico de climatização é a mesma coisa.

O ar-condicionado Split, por exemplo, precisa ser instalado na parede, e ele não vai se pendurar lá sozinho, é necessário um suporte, parafusos e fixadores. Mas isso vem junto com o aparelho? É o técnico quem traz? Ou é você quem compra?

Instalação básica

Em uma instalação simples de ar-condicionado, o técnico é responsável por trazer coisas como:

  • Ferramentas de instalação;
  • Tubulações e fiações;
  • Fluido refrigerante (normalmente incluso no preço da instalação);
  • Suporte (se o cliente solicitar).

O técnico ainda pode incluir no preço coisas como o transporte e a alimentação. O material e os itens extras normalmente são somados e incluídos no preço final do serviço.

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

E o que é responsabilidade do consumidor?

  • Tubulações e fiações (caso você opte por comprar por conta própria);
  • Suporte (se não quiser comprar ou se o aparelho não vier com).

Alguns aparelhos de modelo Split já possuem o suporte da unidade externa incluso. O suporte da unidade interna quase sempre já é parte das peças que vêm com o produto. Se precisar comprar suportes para a unidade externa, tome cuidado com o tipo, peso, material etc.

Instalações mais complexas

Outras instalações de ar-condicionado podem incluir o uso de andaimes ou guinchos para içamento. Esses equipamentos podem até ser alugados pelo profissional de instalação, mas é de responsabilidade do consumidor pagar pelos custos.

Outras responsabilidades do consumidor

  • A compra de materiais de construção, caso exista a necessidade de fazer aberturas em paredes;
  • Conseguir ferramentas especiais para situações específicas;
  • Comprar caixas de proteção de unidade externa, quando for o caso;
  • Garantir que existam pontos de energia adequados para a instalação do aparelho.

Tudo vai de caso para caso, podem surgir mais ou menos responsabilidade de cada lado, mas se você é consumidor e quer se ar-condicionado funcionando, esse é o básico que você precisa ter para mandar instalar um. Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!