Valor foi registrado no ano de 2021 nos setores de ar-condicionado, bomba de calor e refrigeração
Mercado de Compressores vendeu 486 milhões de unidades

Mercado de Compressores vendeu 486 milhões de unidades: número é superior ao registrado em 2020.

Conforme o levantamento da BSRIA (empresa especializada em relatórios de mercado), a recuperação foi impulsionada principalmente pelos equipamentos no modelo rotativo em aplicações de ar condicionado. O número consolida o mercado acima de seu nível pré-pandemia.

A comercialização global registrou aumento em 2021, na comparação com 2020. Ao todo, o mercado de compressores vendeu 486 milhões de unidades. O número significa um valor de US$ 42,4 bilhões de dólares.

Do total do número comercializado de compressores, são 200 milhões de ar condicionado, 5 milhões de bomba de calor e 281 milhões de refrigeração. Os modelos alternativos dominam o mercado com estimativa de 279 milhões de unidades vendidas em 2021.

Já os compressores rotativos respondem por 190 milhões de vendas, principalmente para aplicações em ar condicionado e bombas de calor. Scrolls, em terceiro lugar com 16 milhões de unidades.

Os compressores de parafuso, que são amplamente utilizados acima de um limite de 250-300kW, são usados em aplicações de AC e refrigeração.

Por outro lado, os compressores centrífugos isentos de óleo competem com os de parafuso. Porém, segundo a BSRIA, o uso é mais limitado pelo custo-benefício.

Espera-se que as vendas de compressores de parafuso progridam de forma constante até 2023, incentivadas pela tecnologia inverter.

Leia também:

Ar-Condicionado: Desempenho em Vendas no Mercado Mundial

O relatório ainda vê os compressores centrífugos isentos de óleo com maior participação no mercado. Já os modelos centrífugos padrão permanecerão constantes.

Maiores Mercados de Compressores do Mundo

A China é o maior produtor e comprador de compressores, em especial os modelos rotativos e scrolls, com larga vantagem sobre os demais.

Nas Américas, o mercado de refrigeração é o maior segmento de compressores. Foram totalizados 19,5 milhões de unidades em 2021, com grandes volumes de compressores alternativos herméticos para aplicações residenciais.

O ar condicionado foi responsável por 8,6 milhões de unidades, o que representa uma queda de 10,3% em relação ao ano anterior. Rotary e especialmente scroll representam a maior parte dos compressores AC.

O mercado de bombas de calor é incipiente nas Américas, com apenas 0,4 milhão de compressores vendidos, predominantemente na América do Norte.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: