Estudo realizado pela Technavio, líder global em consultoria e pesquisa de tecnologia, mostra projeções até 2025

Mercado ar-condicionado

Imagem: Reprodução Technavio

Nos últimos meses publicamos relatórios e pesquisas projetando como ficará o mercado mundial de ar-condicionado, além do setor HVAC-R, após a pandemia. Novas realidades ligadas a tecnologia e necessidade de aparelhos capazes de efetuar filtragens mais eficientes em relação ao ar são as apostas do setor para o crescimento nos próximos anos.

Projeção aponta para crescimento anual de 3% até 2025

De acordo com o relatório da Technavio, levando em consideração apenas o setor de ar condicionado, o crescimento deve chegar a U$ 19,60 bilhões até 2025. Convertendo para reais, o número chega a pouco mais de R$ 103 bilhões. Com um 2021 ainda diante do Coronavírus, o crescimento estimado é de 1,81%. Contudo, nos próximos anos, até 2025, o crescimento anual deve chegar a 3%, conforme o estudo.

Segundo o relatório, a disseminação do covid-19 forçou governos em todo o mundo a impor bloqueios nacionais. Isso resultou na redução do número de obras, o que impactou a demanda por sistemas de ar condicionado. No entanto, espera-se que o mercado se recupere em 2021 com a retomada das atividades comerciais.

O aumento na construção residencial, inovações de produtos que levam à extensão do portfólio e o aumento da demanda por condicionadores de ar baseados em sensores de IoT (Internet das Coisas). Esses são os segmentos responsáveis por impulsionar o mercado de ar-condicionado.

Purificação do ar é aposta do setor

Governos em todo o mundo estão fazendo investimentos significativos nos setores residencial e de saúde. Os projetos imobiliários que incluem a demanda por purificação de ar e sistemas de ar condicionado possuem protagonismo. Ainda conforme o estudo, gradativamente, deve ocorrer o aumento dos níveis de renda, especialmente nas regiões em desenvolvimento, que irão oferecer oportunidades de crescimento para os fornecedores durante o período.

Redação WebArCondicionado