Por ASBRAV

Atividade é promovida pela ASBRAV-Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação

O evento Apresentação dos Trabalhos Acadêmicos – Ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de Março de 2021 de forma online no 12º Mercofrio. A solenidade de abertura destacou a importância do encontro como ferramenta de disseminação do conhecimento na área.

“Agradeço aos nossos patrocinadores e reitero o apoio e compreensão que tivemos no sentido de que todas as decisões tomadas foram feitas de forma conjunta diante do cenário que estamos vivendo”, afirmou o coordenador do Congresso Mercofrio, Mário Alexandre Möller Ferreira.

O representante da ASHRAE Brasil Chapter, Adenílson Belizario, enalteceu o papel da ciência no quadro vivido hoje.

“Queremos estar juntos na próxima edição interagindo e aprendendo uns com os outros. Porém o formato virtual é necessário. Desejamos a cura de todo esse mal. A medicina em todas suas especialidades, junto com a engenharia, arquitetura e todas as ciências, vão resolver este difícil problema imposto à nossa sociedade”, disse.

O representante da, ASHRAE South Brazil Chapter, Heitor Tremea, lembrou a importância de debater trabalhos técnicos e de alta qualidade.

“Tenho um grande apreço pela realização deste evento que é o Mercofrio. Parabéns a ASBRAV por toda organização”, afirmou.

O representante da ABCM – Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Gehardt Ribatski, enalteceu a tarefa importante das entidades na atuação junto ao setor incentivando profissionais a gerarem tecnologias e disseminando informação e conhecimento melhorando a qualidade da mão de obra cada vez mais.

Representando a Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Anprac), Carlos Trombini, ressaltou a importância do evento na qualificação profissional.

“É através da pesquisa que alcançamos o desenvolvimento de uma nação. Agradeço a parceria para o Prêmio ANPRAC que distinguirá cinco categorias a serem avaliadas dos trabalhos”, disse.

O Mercofrio é considerado uma referência no país, segundo o presidente do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR), Arivan Sampaio Zanluca.

“O Mercofrio tem tido uma elevada qualidade tanto pelo nível das palestras como pelo engajamento de todos seus atores neste processo”, comentou.

O presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Arnaldo Basile, enalteceu o esforço para realização do encontro.

“São exemplos significativos para o nosso setor. Questões relacionadas com avanços tecnológicos e boas práticas de engenharia. É isso que o nosso segmento precisa, sempre com o apoio dos patrocinadores que acreditam e ajudam a engrandecer o trabalho”, disse.

A Apresentação de Trabalhos pode ser conferida no siteasbrav.org.br/mercofrio/. A 13ª Edição do Congresso Mercofrio (presencial), com a programação completa, foi transferida para 13 a 15 de Setembro de 2022.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak