Por redação WebArcondicionado com informações do site Vejasp.com

 

A importância de se hidratar mais no verão

O clima quente e seco que diversas regiões do Brasil enfrentam nos últimos dias fez com que as pessoas procurassem meios para se refrescar. Mas isso deve ser feito sem esquecer de preservar a saúde, pois esse calorão pode trazer problemas como a queda de pressão. Por isso, a seguir vamos dar algumas dicas para você ficar bem nos dias em que os termômetros registrarem altas temperaturas.

Manter-se hidratado é uma das principais recomendações. Beber muita água durante o dia é fundamental, especialmente os idosos, que naturalmente já possuem um comprometimento dos mecanismos de sede e bebem menos água.

As altas temperaturas induzem as pessoas a procurarem por ambientes com ar-condicionado. Em locais mais frescos, tendem a diminuir a hidratação, o que é um erro, pois ela deve ser constante mesmo com um clima mais gelado.

Por falar em ar-condicionado, em dias secos é interessante colocar uma bacia com água ou uma toalha molhada para aumentar a umidade do ambiente. Não esqueça também de limpar os filtros do aparelho e fazer a sua manutenção periódica. Assim você garante um ar de qualidade para todos.

Seguindo com as dicas de combate ao calor, esta vai para quem sentir queda de pressão arterial, que baixa naturalmente nos dias mais quentes. Ao notar algum problema, o ideal é deitar-se em um sofá ou cama e levantar as pernas, colocá-las em algum apoio, um banquinho ou almofada, por exemplo, para contribuir para um aumento da pressão. Quando passar o mal estar, é bom voltar a tomar água.

A atenção deve ser redobrada para aqueles que tomam medicamentos de pressão arterial, pois eles enfrentam dois fatores: um é a pressão baixar por conta do calor. O outro são os remédios que também causam a diminuição da pressão arterial. Essa combinação é ruim e sem a hidratação correta, pode haver uma queda de pressão mais séria.

Por isso, cuidem-se. Com medidas simples, dá para aproveitar a melhor parte do calor que é a produção de vitamina D e pegar aquele bronzeado, mas sem esquecer do protetor solar. E do copo de água também!