Fluido refrigerante R-449A foi escolhido para instalações nas Olimpíadas de Inverno de Pequim

R-449A Olimpíadas Inverno

Três instalações usarão o R-449A nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. A alternativa é de menor impacto para a camada de ozônio e substitui o R404A em sistemas de refrigeração. O fluido da Chemours estará presente no Centro Aquático Nacional, no Estádio Nacional e no Centro Esportivo Wukesong.

Todos os locais foram usados Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. Em 2022 receberão jogos de hóquei e curling no gelo durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno. Para apoiar a missão de ser “Verde, Inclusivo e Limpo”, foram adotadas soluções mais sustentáveis.

Fornecedores de equipamentos, engenheiros de projeto e prestadores de serviços, selecionaram o refrigerante R-449A por fornecer desempenho confiável nas baixas temperaturas. Três unidades de fabricação de gelo do Cubo de Gelo foram carregadas com Opteon XP40. Este projeto economiza 4% da carga em comparação com outros refrigerantes, além de reduzir os custos de instalação.

Durante os jogos de teste em 2019 e em abril de 2021, as unidades de fabricação de gelo tiveram bom desempenho e garantiram excelente temperatura da superfície do gelo, conforme Yang Qiyong, gerente-geral do Centro Aquático Nacional de Pequim.

Após redesenho e retrofit, unidades e sistemas de fabricação de gelo carregados com R-499A também foram instalados no Centro Aquático Nacional e no Estádio Nacional de Pequim. O Wukesong Sports Center, que estava equipado com tubos de refrigeração, trocou suas antigas unidades de fabricação de gelo. Em uma série de jogos-teste realizados, os três locais foram bem avaliados pelos atletas.

Saiba mais sobre o R-449A e os HFOs

Os exemplos mais difundidos entre os HFOs na refrigeração hoje são o R1234yf e R1234ze, com índices baixíssimos de GWP. As moléculas desses fluidos, porém, ainda têm custo elevado, quando comparadas às dos tradicionais HFCs. Entretanto, misturas entre HFOs e HFCs criam alternativas seguras, eficientes e de baixo GWP que podem ser usadas em sistemas de refrigeração novos ou existentes.

Aí que entra o R-449A, desenvolvido para substituir o R-404A. Ele é uma mistura entre o R32, R125, R1234yf e R134a e é usado por supermercados que buscam um refrigerante de baixo efeito climático e melhor performance. Comercializado pela Chemours, como o nome de Opteon XP40, o fluido tem GWP 67% menor que o R404A. Ainda pode substituir também o R-507 e o R-407A/F.

Leia mais: HFO: Conheça os Fluidos Refrigerantes que ganharam força no Varejo Brasileiro

Redação WebArCondicionado