Há 20 anos surgia no mercado a tecnologia Fullmotion, que deu o pontapé inicial no desenvolvimento do que hoje é o ar-condicionado Inverter. Atualmente, equipamentos com a capacidade de dosar de forma inteligente o uso de energia já são bem populares e estão nos principais planos para o futuro da indústria de refrigeração.

A ideia simples de controlar a velocidade

A ideia era simples: por causa da demanda de eficiência energética, era preciso pensar num dispositivo que pudesse controlar a velocidade do motor em aparelhos de refrigeração. Por exemplo, segundo um estudo feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2016, a geladeira normalmente representa 20% do consumo de luz numa residência. O problema é que nem sempre esses aparelhos precisam funcionar a todo vapor – às vezes, ele pode “descansar” e trabalhar só para manter a média de temperatura.

Se o compressor da geladeira não funcionar sempre com a mesma intensidade, obviamente, ele vai gastar menos. Aí que entrou a Fullmotion, lançada na década de 1990 pela Embraco. A tecnologia foi desenvolvida no departamento de desenvolvimento e pesquisa da empresa, em Curitiba, e o que ela faz é simples: controla a velocidade do compressor. Quando ele precisa estar resfriando muito, o Fullmotion direciona mais energia para o motor, quando não, ele segura o fluxo de consumo e o motor vai trabalhar mais devagar.

O resultado hoje e o futuro da Fullmotion

Sim, se você já está familiarizado com a tecnologia Inverter, sabe que ela aplica esse mesmo princípio nos condicionadores de ar. Hoje, 20 anos depois, existe na Embraco a fusão Fullmotion Inverter, que tenta melhorar ainda mais a eficiência do sistema. A empresa calcula que, nessas duas décadas, economizou mundialmente cerca de 9 bilhões de Kw/h.

Primeiramente lançado para o mercado consumidor, hoje a tecnologia já integra sistemas comerciais em hospitais, grandes empresas e no varejo, por exemplo. Até 2019, a Embraco promete continuar investindo entre 4% e 5% da sua receita em desenvolvimento e pesquisa, para que surjam logo outras inovações tão importantes quanto.

Redação do Portal WebArCondicionado.