Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

como fazer o teste de superaquecimento

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por lourival Ver Post
    pessoal no manifold tem uma tabela de temperatura relativa a preçao esta tabela nao serve p faser o teste do soperaquesimento? o devo usar a tabela de papel grato
    melhor é vc usar a tabela pressão temperatura no caso do R 22 pela pressão de trabalho da linha de gas que a manifold está te dando vc vai na tabela e acha a temperatura correspondente ...

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por andre babynton
      olá amigo tudo bem? seja bem vindo
      concordo com vc na questão dos termos tecnicos.

      amigo é muito simples o teste de superaquecimento segue o raciocinio.

      depois de toda instalada e já em funcionamento aguarde a pressão estabilizar " ponteiro do manifold nao ocilar mais"
      compre "se vc já naum tiver" um termometro daqueles que o sensor é tipo um fio e a ponta é metalizada pode ser de uma ponta só
      e coloque a ponta dele no tubo de alta " o mais fino " a uns 20 cm da valvula de serviço e faça um bom isolamento pra naum sofrer interferencia do ambiente.
      aguarde a medição da temperatura.
      no manifold a pressão exata que apontar tipo assim 65 psi "r-22" na tabela de superaquecimento me dá um valor de 2.8, supondo que a leitura do termometro seja de 10cº

      no manifold eu tenhu uma leitura de psi 65 que depois de conferir na tabela é 2.8 que é a " temperatura de saturação"
      no termometro eu tenhu uma leitura de 10cº que é a temperatura de evaporação
      o que vc tem a fazer é simples amigo diminuir da temperatura do termometro o valor que a tabela me deu ou seja: 10 - 2.8 = 7.2 = superaquecimento

      no caso a média é no minimo 6cº e no maximo 10cº se ficar maior que 10 vc precisa adicionar gáz se ficar menor que 6 vc precisa retirar gáz simples naum

      me manda um E-mail para pro-arcursos@hotmail.com que eu te mando a tabela r-22 e r-410

      valeu abraços qlqr coisa é postar ai

      Andre me mande outro endereço de email pois este que voce postou nao ta dando certo.Desde ja lhe agradesso...

      Comment


      • #18
        a DU PONT disponibiliza pela Google play para usuários android ou atravésda app store para o iphone um aplicativo que realiza todos os cálculos

        Dupont PT Calc

        iphone
        https://itunes.apple.com/us/app/dupo...2238?ls=1&mt=8

        android
        https://play.google.com/store/apps/d...ivity&hl=pt_BR

        Comment


        • #19
          Tabela superaquecimento... Alguém tem ???

          Pessoal... Quem tiver a tabela de superaquecimento poderia me enviar por favor...
          nardoni.clebson@gmail.com
          Desde ja obrigado...
          Abraços.

          Comment


          • #20
            Pra simplicar essas leitura eu comprei um manifold digital, assim ficou bem mais facil fazer o super aquecimento e o sub resfriamento.
            pois esse manifuul indica tudo..

            Comment


            • #21
              Qual termômetro vcs usam ?

              Pessoal, qual o termômetro vcs usam para fazer o teste ?
              Onde posso comprar um bom e barato na internet ?
              Valew...

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Clebi Ver Post
                Pessoal, qual o termômetro vcs usam para fazer o teste ?
                Onde posso comprar um bom e barato na internet ?
                Valew...
                Eu uso o Termômetro Portatil Penta III Full Gauge, você pode comprar neste site, está com um bom preço.

                http://www.polipartes.com.br/termome...l-gauge-tpp3/p

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por Clebi Ver Post
                  Pessoal... Quem tiver a tabela de superaquecimento poderia me enviar por favor...
                  nardoni.clebson@gmail.com
                  Desde ja obrigado...
                  Abraços.
                  Link direciona para realizar o download da tabela de temperatura do R22.
                  http://www.4shared.com/office/-9BPoe...mperatura.html

                  Você também pode baixar um app para o seu android caso tenha.
                  https://play.google.com/store/apps/d....koolapp&hl=en

                  Já tem essa explicação em cima, mas vou postar pra você o conteúdo de como realizar o teste de SA, a tabela você pode baixar no link acima e a explicação vai aqui em baixo, mas ressaltando já tem essa explicação nesse mesmo tópico.

                  Depois de ter ligado seu equipamento e já em funcionamento por uns 20 minutos é só aguardar a pressão estabilizar no caso é só verificar se o ponteiro do manifold não está oscilando mais, compre "Caso você não tenha" um termômetro com a ponta metálica pode ser de uma ponta só e coloque uma das pontas dele no tubo de Baixa " o mais Grosso " a uns 20 cm da válvula de serviço e faça um bom isolamento dessa ponta metálica que você colocou no tubo de baixa, isso pra não sofrer interferência da temperatura ambiente, você deverá aguardar a medição da temperatura; no manifold a pressão exata que apresentar como por exemplo 65 psi "r-22" na tabela de superaquecimento me dá um valor de 2.8cº, veja na tabela a do link acima, presumindo que a leitura do termômetro seja de 10cº. aquele que você colocou no tubo de baixa com a ponta metálica.

                  Se no manifold eu tenho uma leitura de 65Psi que depois de conferir na tabela é 2.8cº que é a " temperatura de saturação", no termômetro eu tenho uma leitura de 10cº que é a temperatura de evaporação que você tem a fazer é simples amigo, diminuir o valor da temperatura do termômetro menos o valor da temperatura do manifold que a tabela me deu, ou seja: 10cº - 2.8cº = 7.2cº = superaquecimento.

                  A média do teste de superaquecimento é no minimo 6cº e no máximo 10cº se ficar maior que 10cº você precisa adicionar gás se ficar menor que 6cº você precisa retirar gás.

                  Espero ter lhe ajudado.
                  Last edited by Marciodecarvalho; 30/08/14, 10:18.

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por trevisanpg Ver Post
                    a DU PONT disponibiliza pela Google play para usuários android ou atravésda app store para o iphone um aplicativo que realiza todos os cálculos

                    Dupont PT Calc

                    iphone
                    https://itunes.apple.com/us/app/dupo...2238?ls=1&mt=8

                    android
                    https://play.google.com/store/apps/d...ivity&hl=pt_BR
                    Desse aplicativo eu não gostei, prefiro o da DANFOSS que está em graus celsius e não em fahrenheit que é o da Dupont PT Calc.
                    para o android ta ai no link abaixo, vocês vão gostar muito.

                    https://play.google.com/store/apps/d....koolapp&hl=en
                    Last edited by Marciodecarvalho; 30/08/14, 10:17.

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                      Eu uso o Termômetro Portatil Penta III Full Gauge, você pode comprar neste site, está com um bom preço.

                      http://www.polipartes.com.br/termome...l-gauge-tpp3/p
                      Este está um poquinho fora do meu orçamento no momento, hehe...
                      Precisava de um baratinho porém eficiente...

                      Mas esse é o que a maioria usa né, deve ser muito bom mesmo...
                      E vc coloca apenas 1 ponta dele no tudo ? E as outras pontas...?

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por Marciodecarvalho Ver Post
                        Link direciona para realizar o download da tabela de temperatura do R22.
                        http://www.4shared.com/office/-9BPoe...mperatura.html

                        Você também pode baixar um app para o seu android caso tenha.
                        https://play.google.com/store/apps/d....koolapp&hl=en

                        Já tem essa explicação em cima, mas vou postar pra você o conteúdo de como realizar o teste de SA, a tabela você pode baixar no link acima e a explicação vai aqui em baixo, mas ressaltando já tem essa explicação nesse mesmo tópico.

                        Depois de ter ligado seu equipamento e já em funcionamento por uns 20 minutos é só aguardar a pressão estabilizar no caso é só verificar se o ponteiro do manifold não está oscilando mais, compre "Caso você não tenha" um termômetro com a ponta metálica pode ser de uma ponta só e coloque uma das pontas dele no tubo de Baixa " o mais Grosso " a uns 20 cm da válvula de serviço e faça um bom isolamento dessa ponta metálica que você colocou no tubo de baixa, isso pra não sofrer interferência da temperatura ambiente, você deverá aguardar a medição da temperatura; no manifold a pressão exata que apresentar como por exemplo 65 psi "r-22" na tabela de superaquecimento me dá um valor de 2.8cº, veja na tabela a do link acima, presumindo que a leitura do termômetro seja de 10cº. aquele que você colocou no tubo de baixa com a ponta metálica.

                        Se no manifold eu tenho uma leitura de 65Psi que depois de conferir na tabela é 2.8cº que é a " temperatura de saturação", no termômetro eu tenho uma leitura de 10cº que é a temperatura de evaporação que você tem a fazer é simples amigo, diminuir o valor da temperatura do termômetro menos o valor da temperatura do manifold que a tabela me deu, ou seja: 10cº - 2.8cº = 7.2cº = superaquecimento.

                        A média do teste de superaquecimento é no minimo 6cº e no máximo 10cº se ficar maior que 10cº você precisa adicionar gás se ficar menor que 6cº você precisa retirar gás.

                        Espero ter lhe ajudado.
                        Ajudou muito amigão...
                        Muito obrigado mesmo...

                        A respeito do aplicativo, eu baixei e realmente quebra um galhão, é muito bom...
                        E no da Dupon da p vc colocar em graus °C sim é só clicar em cima da onde coloca a temperatura e depois clicar em change UOM...
                        Valewww...

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por Clebi Ver Post
                          Ajudou muito amigão...
                          Muito obrigado mesmo...

                          A respeito do aplicativo, eu baixei e realmente quebra um galhão, é muito bom...
                          E no da Dupon da p vc colocar em graus °C sim é só clicar em cima da onde coloca a temperatura e depois clicar em change UOM...
                          Valewww...
                          Legal Clebi não atentei pra esse detalhe, vou baixar o aplicativo novamente e ver, sempre bom ter dois kkkkk

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por lourival Ver Post
                            pesoal meu manifold tem a tabela de tenperatura mesmo asim presiso da tabela de temperatura em papel? ou serve a do manifold?
                            Posso estar errado, mas imagino que a temperatura mais correta realmente seja a do manifold. Por que? Porque no manifold o resultado já está pronto. Nestas tabelas de saturação, provavelmente, as pressões são absolutas(medida em relação ao vácuo absoluto). E o manifold fornece a pressão manométrica(medida em relação à pressão atmosférica). Se esse for o caso, para usarmos a tabela, teríamos que pegar a pressão do manômetro e somar com a pressão atmosférica, aí sim poderíamos usar a tabela. Complicado não?

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                              sim ...sendo metálico de ponta ..isola ele bem isolado na tubulação beleza..
                              Caro Jairo como vc definiria "a ponta do termômetro bem isolado"?

                              Comment


                              • #30
                                Jairo, muito boa sua resposta. Estou há mais ou menos um mês encucado com superaquecimento. Hoje me abriu um clarão e vim aqui para o fórum e entendi. Estou nesta guerra porque estou estudando o R-410 por conta própria, buscando conhecimento. Cheguei a comprar alguns livros no submarino e na estante virtual pra estudar. Valeu sua explicação. OUtro detalhe é que comprei um termômetro bom e barato na loja virtual da instrutherm.
                                O andré colocou o superaquecimento para ar condicionado. Numa geladeira ficaria em torno de quantos graus o superaquecimento? Valeu, pessoal!

                                Comment

                                Working...
                                X