Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tempo vacuo sistema de ar split

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Fernando,

    Seguem as perguntas com os respectivos comentarios:

    1) Normalmente, onde é conectado o vacuômetro?
    -> O mais proximo possivel da porta de serviço. Eu uso dois VCR para fazer a conexao da porta de serviço com o vacuometro.

    2) Eu sei que o manifold tem 3 entradas, uma seria para o vacuômetro?
    -> Nao.

    3) Um desses presta? http://www.congefrio.com.br/loja/vac...analogico.html
    -> Nao. A menor divisao deste vacuometro e' igual a 10 milibar, que corresponde a 7500 microns. O instrumento deve ser capaz de medir abaixo de 500 microns.

    4) Me explica o básico: eu imaginava que ligaria o cilindro no manifold... Só com o manifold (e suas mangueiras) não dá pra fazer isso?
    -> NUNCA FAÇA ISTO, PELO AMOR DE DEUS!!! Os manometros vao explodir na tua cara.

    5) Pra que serve o regulador de pressão e a mangueira?
    O regulador de pressao serve para, como o nome diz, regular a pressao de saida do cilindro de nitrogenio. A pressao no cilindro de nitrogenio e' de 150 bar, que corresponde a 2175 psi. Veja no teu manifold qual e' o valor maximo dos manometros de baixa e de alta.
    Comprei este regulador: http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=388

    6) Sobre o torquímetro: procurei e procurei na internet mas não consegui tirar uma dúvida básica que eu tenho sobre esta ferramenta: o torquímetro é só o medidor de torque, que pode ser acoplado em qualquer tipo de ponta, ou seja, fenda, philips, boca, etc, ou já é uma ferramenta específica com o medidor de torque?
    Ou seja, eu compro uma chave de boca com torquímetro? Por exemplo, este aqui: http://www.lojadomecanico.com.br/pro...-estalo-14-pol eu conseguiria colocar uma chave de boca nele para apertar os flanges?

    Tanto a chave que eu usei - http://www.planetafrio.com.br/Produt...?ProdutoID=181 - quanto a do link anterior sao chaves de estalo, ou seja, o usuario ajusta o torque desejado e ao atingir o torque, a ferramenta produz um estalo. Existem ferramentas que medem o torque, mas sao bem mais caras.

    Note que a chave que vc indicou nao aceita chave de boca. Esta ferramenta e' para ser usada com chave estrela.

    7) Agora, uma curiosidade: vi que vc comprou muito equipamento de primeira, pesquisou muito sobre refrigeração.... e instalou 1 aparelho, é isso mesmo? -> Sim.
    Tenho certeza que a instalação ficou ótima, mas não ficaria mais em conta pra vc pagar alguém pra instalar? -> Sim.
    Ou está pensando em começar a fazer disso um trabalho? -> Nao.

    Serao 6 instalaçoes (2 provisorias + 4 permanentes) e mais as futuras manutençoes nas instalaçoes permanentes. Esta e' uma area que resolvi nao terceirizar.

    Boa sorte,
    Eduardo

    Comment


    • #17
      Eduardo, obrigado pela ajuda. Grande abraço

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
        A menor divisao deste vacuometro e' igual a 10 milibar, que corresponde a 7500 microns. O instrumento deve ser capaz de medir abaixo de 500 microns.
        Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37 Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?
        Abraço,
        Fernando

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por fjsouza Ver Post
          Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37 Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?
          Fernando,

          1) Veja por favor a segunda foto desde anúncio: http://www.planetafrio.com.br/produtos.asp?ProdutoID=37

          -> Este vacuometro e' igual ao anterior : http://www.congefrio.com.br/loja/fer...analogico.html . Somente o fabricante e' diferente. A tabela na segunda foto esta ERRADA!!!

          1 bar = 750,06 mmHg

          1 bar = 1000 milibar
          1mmHg = 1000 microns

          Logo:
          1000 milibar = 750060 microns
          Portanto:
          10 milibar = 7500,6 microns

          O que esta turma nao faz para desovar o estoque...

          2) Por esta conversão daria para usar este vacuômetro para monitorar o vácuo do sistema. Pra mim faz mais sentido, acho estranho venderem um vacuômetro para refrigeração que não consegue medir o vácuo. O que acha?

          -> Nesta pagina temos o Vulkan V80
          http://www.polipartes.com.br/Vacuome...lkan-V80-V80/p

          Repare no que esta escrito:
          "Ele permite medir um vácuo profundo durante a evacuação de um sistema, retirando todos os contaminantes (principalmente umidade). Embora as pressões desejadas de vácuo variem o técnico geralmente quer um vácuo entre 300 e 400 microns para sistemas pequenos e 700 para sistemas grandes."

          Viu a contradiçao? Como o tecnico vai fazer uma leitura de 400 microns onde a menor divisao do instrumento corresponde a 7500 microns?
          Portanto, nunca confie em um vendedor. Busque a informaçao em livros, cursos, internet.

          Isto nao quer dizer que o vacuometro analogico nao tenha a sua apliçao na area de refrigeraçao. Ele apenas nao serve para fazer (ou melhor, medir) um vacuo profundo; da mesma forma que o manifold tambem nao serve para tal finalidade.

          Para fazer conversoes: http://www.convertworld.com/pt/pressao/

          Leitura recomendada: http://homeenergypros.lbl.gov/profil...-vacuum-method
          Observe o grafico no canto superior esquerdo do artigo. Ele e' a melhor representaçao que eu ja vi de um procedimento de vacuo.

          Um abraço e bons estudos,
          Eduardo
          Last edited by Eduardo7; 08/01/13, 14:06.

          Comment


          • #20
            Vacuometro Vulkan vaza os outros tambem?

            Gostaria de uma respostas de voces mais praticos, os tecnicos da Vulkan fabricante de Vacuometro digital me informaram que todos vacuometros (mesmo os mais precisos) vazam portanto é impossivell detectar vazamentos na rede atraves de vacuometro, mesmo os digitais de precisao, é isso mesmo?

            Comment


            • #21
              Em curso que realizei no Senai foi orientado a testar estanqueidade com o uso do vacuômetro,porem foi mencionado que se deve ter cuidado com as conexões "pontos de possível vazamento" agora que eles vazam não sabia e acredito que não seja realidade.

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Riva Ver Post
                Em curso que realizei no Senai foi orientado a testar estanqueidade com o uso do vacuômetro,porem foi mencionado que se deve ter cuidado com as conexões "pontos de possível vazamento" agora que eles vazam não sabia e acredito que não seja realidade.
                as mangueiras também são micro porosas ...é só usar as conexões latão e tubo de cobre com registro saido direto da bomba por um "T"...sem problemas...é um teste legal...além de se ficar sabendo que o vácuo foi bem feito ...

                Comment


                • #23
                  Ja fiz tudo isso, (para testar so o vacuometro) com certeza nao havia vazamentos, a nao ser no vacuometro, o que o tecnico da Vulkan afirmou eh que nao existe vacuometro que nao tenha vazamento, minha duvida eh a seguinte os outros vacuometros (com afirmou o tecnico da Vulkan) tambem vazam ou so os da Vulkan (que eh o que tenho usado).
                  Se todos tem vazamento, eh impossivel fazer teste de vazamento atravez do vacuometro???

                  Riva e Bertoni, obrigado pelas respostas

                  Comment


                  • #24
                    tenho um da vulkan, e dificilmente se consegue chegar em 500 microns. vácuo recomendado para unidades herméticas com óleo mineral. o tempo do vácuo depende não só do tamanho do sistema mas também da capacidade da bomba. geralmente faço a operação de vácuo por 2 vezes. antes testo com n2, mas se persistir a subida no vacuômetro acima de 1200 microns pode ver que tem vazamentos. abaixo disso certamente umidade, resíduos. valeuuuu. marcelo

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por marcelo Ver Post
                      tenho um da vulkan, e dificilmente se consegue chegar em 500 microns. vácuo recomendado para unidades herméticas com óleo mineral. o tempo do vácuo depende não só do tamanho do sistema mas também da capacidade da bomba. geralmente faço a operação de vácuo por 2 vezes. antes testo com n2, mas se persistir a subida no vacuômetro acima de 1200 microns pode ver que tem vazamentos. abaixo disso certamente umidade, resíduos. valeuuuu. marcelo
                      pelo menos tamo discutindo sobre o assunto ..que já é um grande passo pra qualificação e excelencia ...daí é um salto enorme pro sucesso...e o cliente fica fidelizado ..espera ..paga o preço justo ..e vc dorme de noite ...seu dinheiro é abençoado...boa sorte moçada ..um grande abraço jairo

                      Comment


                      • #26
                        A um tempo atrás, o Eduardo7 me ajudou bastante com relação a procedimentos de vácuo. Venho pedir ajuda de novo. Na realidade, passou um tempo e eu não mexi mais com isso, e acabou misturando um pouco na minha cabeça.
                        Vou instalar 4 aparelhos splits na minha casa que está ficando pronta. Tenho o cortador de tubos, flangeador, bomba de vácuo e conjunto manifold.
                        Como posso garantir a estanqueidade somente com estes equipamentos?

                        Abraço

                        Fernando

                        Comment


                        • #27
                          Quando fiz o curso o professor também nos disse que o vacuômetro dá a precisão certa para o vácuo, mas que caso vc não tenha o vácuo deve ser no minimo 15 minutos ( para uma tubulação de tamanho normal) ele frisou bem isso nunca realizar menos tempo de vácuo, e quanto a vazamento sempre vejo pelo manifold mesmo até hoje acho que umas três máquinas apresentaram vazamento.
                          Graças a Deus sempre ocorre tudo bem.

                          Comment


                          • #28
                            Dúvida ao fazer o vácuo.

                            Pessoal, estou fazendo o vácuo de um split 12.000 BTU's.

                            Após 20 minutos, o vacuômetro registra 134 microns. Porém após desligar a bomba de vácuo, e fechar a válvula do "Valve Core Removal Tool" esse valor sobe para 180 microns, e vai subindo a uma taxa de aproximadamente 6 microns/minuto.






                            Após várias pesquisas, cheguei ao site da empresa JB, e encontrei um artigo ( http://www.jbind.com/pdf/Deep-Vacuum-Principles.pdf ).



                            Segundo este artigo, um aumento de pressão rápido, até atingir a pressão atmosférica, significa vazamento. Aumento lento para 1500 microns, indica umidade (vide abaixo um texto extraído do artigo).



                            Ao ler o artigo, fiquei contente, meu sistema poderia não estar com vazamento, somente continha umidade.

                            Refiz o vácuo 4 vezes, pensando que eliminaria a umidade, porém meu sistema não estabilizou.

                            Minha dúvida é a seguinte: Se o artigo estiver correto, Como retiro a umidade?

                            Se for vazamento, não acredito que seja por falha no aperto, pois eu apertei as porcas dos flanges com um torquímetro. Então vou refazer os flanges. Porém antes gostaria da opinião de vocês.

                            Obrigado,
                            Sergio
                            Last edited by Sergio70; 11/04/14, 23:06.

                            Comment


                            • #29
                              primeiro parabéns e obrigado..provavelmente é vazamento...vc tirou as rebarbas internas do tubo pra fazer as flanges ? ela ficou espelhada por dentro e sem um calo na extremidade?

                              esse condicionador é inverter ,on off(fixo) com R 22 ou é on off com gás R 410 A??? o óleo da bomba tá ok???

                              tomara que seja só problemas na flanges ..se for contaminação pelo que vc falou vc vai sofrer um pouco,tipo limpar internamente os tubos da linha de gás e liquido ,limpar condensadora e evaporadora ,e o que é o pior trocar o óleo lubrificante que é um pé no saco..e ainda correr o risco de não conseguir o vácuo ...abraço

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                                primeiro parabéns e obrigado..provavelmente é vazamento...vc tirou as rebarbas internas do tubo pra fazer as flanges ? ela ficou espelhada por dentro e sem um calo na extremidade?

                                esse condicionador é inverter ,on off(fixo) com R 22 ou é on off com gás R 410 A??? o óleo da bomba tá ok???

                                tomara que seja só problemas na flanges ..se for contaminação pelo que vc falou vc vai sofrer um pouco,tipo limpar internamente os tubos da linha de gás e liquido ,limpar condensadora e evaporadora ,e o que é o pior trocar o óleo lubrificante que é um pé no saco..e ainda correr o risco de não conseguir o vácuo ...abraço
                                Jairo, obrigado pela resposta.

                                Sim, retirei as rebarbas internas, fiz o flange com um flangeador excentrico. Aparente o flange ficou perfeito. Mas será a primeira coisa que eu vou refazer.

                                A bomba e óleo são novos (Vulka 5CFM duplo estágio). A propósito, eu até fique surpreso atingir 130 microns em 20 minutos, pois minha mangueira é uma xing-ling. A mangueira Appion High Flow, indicada pelo Erik e Eduardo já está na minha lista de compras rsrsr (http://www.webarcondicionado.com.br/...ramentas/page6)

                                O condicionador é um Samsung Inverter Quente/Frio 12.000 Btus, R410A. Como o condicionador é novo, pode estar contaminado? Ao fazer a instalação eu tomei muito cuidado para que não entresse impureza no sistema, por exemplo eu fechei as extremidades dos tubos, ao usar o escariador, eu apontei o tubo para baixo, para que a rebarbas não entresse na tubulação.



                                Abraços,
                                Sergio

                                Comment

                                Working...
                                X