Antonio Borsatti, engenheiro e gerente técnico da Armacell, alerta que os materiais isolantes térmicos e acústicos contribuem para que as edificações atendam aos requisitos da ABNT NBR 15575

FonoBlock Laje

Imagem: Reprodução Armacell

Estudos comprovam que a falta de desempenho acústico nos edifícios gera transtornos que afetam a qualidade de vida. Segundo Antonio Borsatti, engenheiro e gerente técnico da Armacell, a propagação de ruídos de impacto entre andares, por exemplo, pode prejudicar o descanso ou o trabalho das pessoas, sendo até mesmo um fator de desvalorização dos imóveis.

Em vigência desde julho de 2013, a ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais estabelece vários requisitos para uma construção segura, um deles é o nível de desempenho acústico dos sistemas de piso da edificação para reduzir a transmissão de ruído.

“O sistema de contrapiso flutuante com o uso de um isolante acústico entre a laje e o contrapiso é uma alternativa que permite atingir o desempenho acústico sem o aumento da espessura destes componentes e de toda a estrutura da edificação”, afirma Borsatti, que também é coordenador da ABNT/CEE-155 – Comissão de Estudo Especial de Materiais Isolantes Térmicos e Acústicos.

Ele lembra que nos prédios de 40 anos atrás quase não se ouvia barulho, pois eram construções mais robustas. “As estruturas foram sendo reduzidas para economizar material e o custo total da obra e, assim, também aumentou o nível de ruído. Mas com a evolução tecnológica dos materiais, é possível obter resultados satisfatórios nos projetos de acústica”.

O índice aceitável para ruído de impacto no teste padronizado pela NBR 15575 é de 80 dB. A referência de desempenho intermediário é de 65 dB e a superior é 55 dB. De acordo com Borsatti, o isolamento acústico pode reduzir a transmissão dos ruídos de impacto, permitindo atingir o desempenho desejado com o menor custo.

Uma das soluções desenvolvidas pela Armacell é FonoBlock Laje, uma manta para isolamento acústico que pode reduzir a transmissão de ruído de impacto em até 29 db, ajudando a edificação a atender à norma. A manta atua integrada ao sistema de contrapisos flutuantes. Instalada sobre a laje, ela isola o contrapiso do contato com a estrutura do prédio, reduzindo a propagação de ruídos provocados por impactos como a movimentação de pessoas e pela queda de objetos.

Com informações da Armacell

Compartilhar: