Redação WebArCondicionado

Nem sempre tubos e conexões podem ser rosqueados, por conta de sua sensibilidade. Nesse caso, a conexão através de flange é a solução utilizada no setor de ar-condicionado. Hoje vamos saber mais informações sobre esse método.

O que é o flange?

Flange é um método utilizado para unir dois componentes. No sistema de ar condicionado, o flange é uma forma de realizar a união entre tubo e conexão.

Montados em dupla, através do flange a superfície de contato da conexão fica vedada sob forte compressão, fazendo com que não haja vazamentos.

Para fazer o flange são utilizadas ferramentas especiais de modo a ficar perfeita a extremidade a ser conectada.

Leia também: Ferramentas para Instalar Ar-Condicionado: Conheça o Kit Básico

Qual a vantagem de um flange?

A possibilidade de conectar perfeitamente tubos sensíveis sem que haja destruição para unir ou desunir conexões é o principal papel do flange, além, é claro, de realizar a vedação entre as partes para o perfeito funcionamento do sistema.

Padronização e normas de flange

Quanto as dimensões, os flanges são padronizados de acordo com o diâmetro nominal da tubulação onde serão instalados. No quesito normas, a ANSI B16.5 abrange diâmetros de até 24 polegadas e a norma ANSI B16.47 de diâmetros maiores.

As classes de pressão, que dizem respeito a máxima pressão interna admissível em temperatura de trabalho, também requerem atenção.

Dentre as classes estão a de 150#, 300#, 600#, 900#, 1500# e 2500#. O símbolo ‘#’ nesse caso significa a unidade psi.

Flangeador para um flange perfeito

O flangeador é uma ferramenta que assegura uma flange perfeita e, consequentemente, uma instalação perfeita, evitando vazamentos.

O modelo mais utilizado pelos instaladores é o flangeador excêntrico, que realiza o processo rapidamente e com excelência. Com esse modelo de flangeador, o tubo não fica fragilizado e ele mantém o diâmetro uniforme o perfeito.

Existe também o modelo de flangeador mesa ajustável, que é muito utilizado por instaladores no início de carreira, por conta de seu custo benefício e seu resultado satisfatório. O problema está na força que o profissional terá que fazer e como esse modelo não possui travas, o instalador deverá ter atenção para não danificar o tubo.

Ainda existe o flangeador spin, que são pequenas peças que podem ser utilizadas na furadeira ou parafusadeira para alargar os tubos em busca de um flange perfeito. Mas lembre-se, como todo o trabalho manual, esse modelo requer muito cuidado.

Veja o vídeo: Como fazer o flange e evitar vazamentos

Gostou do nosso conteúdo? Comente abaixo.