Ivan Romão comenta as atrações e as expectativas para a 22ª edição da Febrava

Febrava 22 Edição

Ivan Romão é gerente da Febrava, maior feira da cadeia AVAC-R./Imagem: Reprodução Febrava

A Febrava, na 22ª edição, mudou de data e acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro, no São Paulo Expo. O Gerente da feira Ivan Romão explica que a alteração é para adequar o calendário de eventos e pela perspectiva de haver maior imunização da população no período em que vai acontecer. “A partir da normalização pode ser retomado o calendário normal em 2023, com a Febrava sendo realizada em setembro”, complementa.

Por causa da pandemia do Coronavírus, a descontaminação dos ambientes, o tratamento do ar e a refrigeração terão destaque no maior evento da cadeia AVAC-R da América Latina. Conforme Romão, o setor mostrou potencial para atender a demanda, oferecendo tecnologias e serviços eficientes para atender a nova realidade da população.

O evento será presencial com os expositores espalhados para receber visitantes no pavilhão e online com atividades das salas temáticas transmitidas pelas plataformas digitais. Em entrevista concedida ao Blog do WebArCondicionado, na manhã de 23 de junho, Romão comenta as expectativas e as atrações da 22ª edição da Febrava, além das perspectivas para o setor AVAC-R.

WebArCondicionado – A 22ª edição da Febrava será no fim de novembro, entre os dias 22 e 25. Qual a expectativa para o evento neste?

Ivan Romão – Quando você fala de ar-condicionado a preocupação com a qualidade do ar que nós respiramos, seja no transporte coletivo, nas residências ou nos ambientes de trabalho, ficou mais em evidência agora. Observe outros setores do AVAC-R, como a refrigeração, que tem a preocupação do transporte e da armazenagem das vacinas, existe uma demanda. Temos expectativa de crescimento para o setor AVAC-R, o que se reflete na Febrava.

O setor dos eventos passa por dificuldades e é preciso se adaptar à nova realidade. Por isso, temos a necessidade de adotar protocolos sanitários de segurança. Os eventos corporativos, principalmente as feiras de negócios, são ambientes mais controláveis. Todo mundo que está lá, desde o faxineiro ao presidente da empresa, são credenciados. Então, tem um controle mais rígido.

Temos uma série de protocolos testados em eventos internacionais da Reed Exhibitions (organizadora de eventos) Brasil na Ásia, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no México. São protocolos de segurança testados e muito mais rigorosos do que os exigidos pelos órgãos sanitários locais. Estamos confiantes de que a gente pode proporcionar um ambiente seguro na Febrava.

WebArCondicionado – Qual a inspiração para as atividades de ativação online? Como foi o planejamento desta parte que inova com interatividade antes da Febrava presencial?

Ivan Romão – O setor de eventos passa por adaptações, o que veio pra ficar. Os eventos digitais já estão nos calendários de todas as feiras e a Febrava faz parte deste movimento. No primeiro trimestre, a gente fez um Webinar sobre a qualidade do ar em ambientes internos e externos. No dia 28 de julho temos outro sobre eficiência energética no setor AVAC-R. São eventos patrocinados, com o apoio da ABRAVA e que oferecem palestrantes renomados e com muito conteúdo. Estamos programando mais um setembro. Nesta edição, a Febrava terá o incremento do processo híbrido, que é o evento acontecendo presencialmente e também sendo transmitido através das redes sociais. A Feira permanece presencial, pois os expositores estarão no pavilhão e a visitação também é física. A parte dos conteúdos e das salas temáticas serão híbridos, pois além de presenciais, serão transmitidos pelas plataformas digitais.

WebArCondicionado – Com a Pandemia do Coronavírus, a qualidade e circulação do ar interno tem ganho cada vez mais destaque. Como a Febrava pretende abordar o assunto?

Ivan Romão – Nos eventos simultâneos da Febrava, o assunto será muito estourado. Por parte da feira, os expositores poderão apresentar suas soluções e tecnologias, que vão impactar diretamente nas soluções dos sistemas de ar, de refrigeração, de circulação e de tratamento do ar. Será um tema amplamente explorado na Febrava 2021, seja pela exposição dos produtos com novas tecnologias e serviços, seja nos eventos simultâneos, que estarão explorando os conteúdos através dos seus palestrantes.

WebArCondicionado – Como avalia o impacto no mercado nacional AVAC? Qual a perspectiva para o setor neste ano ainda, pois estamos perto do fim do primeiro semestre?

Ivan Romão – O setor AVAC-R mostrou potencial de atender a demanda que está acontecendo agora, proporcionando à população, às corporações e aos sistemas AVAC-R, as tecnologias, os conhecimentos e os serviços eficientes para atender a nova realidade. É um mercado que vai apontar, por exemplo, com as informações da ABRAVA ( Associação Brasileira da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), que representa o setor e é nossa principal parceira, a estimativa de crescimento de mais de 10% no segmento de ar-condicionado de pequeno porte. O setor de refrigeração também tem mostrado sua importância e tem a previsão de crescimento de 4% a 5 %. O mercado vem caminhando numa crescente e temos boas perspectivas em todos os setores do AVAC-R.

WebArCondicionado – Por fim, o que o público que planeja ir na Febrava deste ano vai encontrar? Quais são as principais atrações?

Ivan Romão – Vamos cumprir todas as exigências sanitárias dos órgãos governamentais locais, pois a Reed Exhibitions sempre adotou e continuará respeitando. Se precisar implementar protocolos mais rígidos durante o evento, nós iremos também. Queremos deixar claro que a Reed Exhibitions garantirá todos os procedimentos necessários exigidos. Será um ambiente controlado em que temos condições de implementar as normas de segurança, fazendo com que sejam respeitadas.

Com relação a feira, temos ótimas expectativas. Hoje (23 de junho) tenho a quantidade de expositores suficiente para realizar o evento, que mostrarão lançamentos de todos os setores do AVAC-R: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. Também tem a novidade do setor de tratamento da água para ser implantado na Feira. O setor de tratamento do ar também vai estar em evidência. Temos a nova ilha temática de Conectividade, que é a digitalização do que estamos vivendo. O público vai encontrar muitos conteúdos e tecnologias na Febrava 2021.

Redação WebArCondicionado