Países se comprometeram a colocar em prática a Emenda de Kigali

Emenda de Kigali

Com a Emenda de Kigali, ficou definido cronograma para redução gradual da produção e consumo dos HFCs.

Em comunicado em 17 de abril, a China e o Estados Unidos comprometerem-se em cooperar para enfrentar a crise climática. Conforme a Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, os dois países concordaram em reduzir gradualmente a produção e o consumo de hidrofluorcarbonos.

As duas principais potências econômicas ainda pretendem trabalhar em processos multilaterais. Um exemplo é a cooperação da Convenção-Quadro das Nações Unidades, que discute as mudanças climáticas e o Acordo de Paris.

No dia anterior, o presidente da China, Xi Jinping, havia se comprometido a fortalecer o controle de gases de efeito estufa como HFCs, em chamada de vídeo com o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. O comunicado em conjunto com os EUA veio poucas horas depois.

Conforme o presidente chinês, responder às mudanças climáticas é a causa comum de toda a humanidade e não deve ser moeda de troca na geopolítica ou uma desculpa para barreiras comerciais. Ainda segundo Xi Jinping:

“espera-se que as economias desenvolvidas deem o exemplo na redução de emissões e assumam a liderança no cumprimento de seus compromissos de financiamento climático”.

A Emenda Kigali visa cortar a produção e o consumo de HFCs em mais de 80% nos próximos 30 anos. Até o momento, 118 países aprovaram o documento. Os principais produtores e usuários de HFC são China, EUA e Índia.

Conheça a Emenda de Kigali

Em reunião realizada em Kigali, capital da Ruanda, foi aprovada nova emenda para incluir os hidrofluorcarbonos na lista de substâncias controladas pelo protocolo de Montreal. Com a proposta, ficou definido cronograma para reduzir gradualmente a produção e o consumo dos HFCs.

Os HFCs não causam danos à camada de ozônio, porém, apresentam elevado impacto ao sistema climático global. A substância é utilizada há décadas como alternativas em substituição aos CFC e HCFCs.

Redação WebArCondicionado