Redação WebArCondicionado, com informações do Automotive Business

Já imaginou um esterilizador de ar no ônibus, acoplado aos aparelhos de ar-condicionado, que elimina mais de 95% dos vírus e bactérias do ambiente? É o que promete um dispositivo desenvolvido pela Valeo, multinacional francesa do setor automotivo.

 

 

O esterilizador funciona com emissão de luz ultravioleta e, segundo a fabricante, foi desenhado para ser compatível com todos os tipos e tamanhos de ônibus. Apesar de ser projetado para ser instalado junto aos aparelhos de ar-condicionado, o dispositivo também funciona em veículos sem climatização.

Como é feita a esterilização UV?

Raios de luz ultravioleta funcionam como bactericida e como germicida. Por isso, matam microorganismos como vírus e patógenos. O esterilizador com luz UV, portanto, purifica o ar que circula dentro do aparelho e pode ser usado como alternativa a outros métodos de desinfecção (evitando o uso de produtos químicos, por exemplo).

A luz UV é integrada ao equipamento em um tipo de “labirinto de luz”, para evitar que a radiação ulltravioleta se espalhe para fora da caixa metálica do esterilizador e atinja os passageiros dos ônibus. O sistema foi atestado pelo Instituto de Virologia Médica do Hospital Universitário Göethe, em Frankfurt, na Alemanha.

Segundo a Valeo, o dispositivo também suporta qualquer condição meteorológica. Os esterilizadores podem também ser adaptados aos sistemas de climatização e ventilação dos ônibus que já estão em circulação – não é preciso, portanto que esteja previsto no projeto de fábrica dos veículos.

A empresa também planeja desenvolver a tecnologia para implementação em automóveis.