Redação Portal WebArCondicionado

Na instalação do Split, por exemplo, as tubulações das unidades internas e externas podem ficar aparentes.

Leia também: Dreno do Ar-Condicionado: O que é? Quais Problemas pode Ter?

Tubulações do ar-condicionado

Esconder as tubulações que transportam o fluído refrigerante ou canos que levam a água drenada, entre outros, é uma escolha estética. Para quem tem essa intenção, separamos abaixo cinco sugestões de como realizar essa modificação:

Canaletas

Essa é a alternativa mais utilizada. A atenção especial na utilização da canaleta é o local onde ela passará, pois tanto pode ser em um local discreto, como em alguma posição que fique mais exposta e, consequentemente, comprometendo a decoração do ambiente. No WebArCondicionado temos um texto bem legal sobre a utilização dos canaletas. Confira: Canaletas de Ar-Condicionado: Função, Modelos e Preços

Peças de madeira

De acordo com a distribuição dos itens no ambiente, projetos sob medida podem deixar as tubulações escondidas ao realizar projetos sob medida, prateleiras, armários, painéis, entre outros. Nessa opção, elementos podem servir como decoração, mas também sendo uteis ao esconder as tubulações.

Viga falsa

Utilizar uma viga falsa também pode ser uma boa saída, caso exista a possibilidade de mexer na estrutura arquitetônica do ambiente. Nesse caso, a viga esconde as tubulações que correm por trás dela.

Gesso ou drywall

Nessas opções, as tubulações podem ser escondidas dentro da parede que será coberta pelo gesso ou placa de drywall. Outra opção interessante serve para as tubulações mais próximas ao teto, que podem ser cobertas por sanca de gesso ou até mesmo acima de um teto rebaixado.

Vale ressaltar que para executar algumas dessas dicas é necessário que outros profissionais capacitados concluam o trabalho.

Gostou dessas dicas? Comente abaixo. Até a próxima.