atualizado por Yuri Correa em 22/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Você acha feio ter a condensadora instalada na sua varanda ou num lugar muito visível da casa? A unidade externa dos modelos Splits de ar-condicionado costumam dar essa dor de cabeça para quem não pode alterar a fachada do prédio ou para quem tem uma sacada pequena.

Daí surge a dúvida: como esconder a condensadora e deixar o ambiente mais bonito? Já falamos aqui sobre as caixas de proteção para ar-condicionado, e também já discutimos os diversos tipos de materiais usados nas proteções externas desses aparelhos. Mas agora queremos falar de ideias criativas para acomodar a sua condensadora de maneira útil e bonita.

Lembrando: a saída de ar da condensadora não pode ficar obstruída, pois isso compromete a performance do ar-condicionado e pode até danificar o equipamento.

Escondendo a condensadora

Painel de bambu

Você pode camuflar a sua condensadora com um painel removível de bambus. Bonito em varandas mais arejadas, essa dica facilita a manutenção do condicionador de ar. Fique atento: a saída de ar da condensadora não pode ficar obstruída, pois isso poderia comprometer a performance do ar-condicionado.

A condensadora virou um banco

Se você respeitar as distâncias mínimas exigidas no manual e mandar fazer uma estrutura com aberturas o suficiente para que haja circulação de ar na condensadora, você pode transformar ela em um banco. Vai ter que ser sob medida, e feito de algum material mais leve, sem contar as aberturas de que já falamos, mas é possível transformar uma caixa de proteção da unidade externa em um móvel para ser utilizado na sua varanda.

Não esqueça que essa estrutura não pode ser fixa, por causa da manutenção do aparelho.

Por que não uma bancada?

Se você quiser se arriscar no mundo dos móveis sob medida, mande fazer logo uma bancada. É só seguir as mesmas regras de antes – distâncias e aberturas. Pode virar um belo balcão para a sua varanda ou área de serviço, não é?

Nessa mesma ideia, a estrutura de proteção pode virar também um apoio para vasos e almofadas. Seja criativo e veja o que combina mais com o seu ambiente!

E aí, alguma outra sugestão para esconder a condensadora? Deixe aqui nos comentários!