No Dia do Trabalho é feriado no Brasil e em diversos países

Dia do Trabalho

Origem da data vem de protesto realizado em 1° de maio de 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos./Imagem: CAU/SP

Neste sábado, 1º de maio, é celebrado no Brasil, o Dia do Trabalho ou do Trabalhador. Mas você sabe por que é feriado nesta data? Se sua resposta foi não, vamos explicar os motivos e a origem a seguir. Conheça a história!

A data foi escolhida em razão de manifestações e conflitos violentos a partir da greve que paralisou os parques industriais da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. O movimento é apenas um dos tantos surgidos após a Revolução Industrial, iniciada em 1760, na Inglaterra. Do solo inglês, a industrialização espalhou-se pelo mundo.

Com a Revolução Industrial, formou-se grandes centros urbanos, o que ocasionou a concentração de pessoas nas cidades, sobretudo de operários. No caso da greve de Chicago, a reinvindicação era por melhores condições de trabalho. Porém, o protesto teve forte repressão policial, estimulando mais manifestações nos dias seguintes.

Em 4 de maio daquele ano, uma bomba explodiu numa praça da cidade estadunidense, matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes. A ação provocou o revide dos policiais com tiros naqueles que protestavam.

Outras dezenas de pessoas morreram na mesma praça. O conjunto de fatores iniciados em 1º de maio tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes.

Mas e no Brasil, por que é feriado no Dia do Trabalho?

Em nosso país, os primeiros movimentos relacionados ao dia 1° de maio aconteceram na década de 1890, enquanto a industrialização desenvolvia. Nos anos seguintes, formaram-se os grupos de trabalhadores, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A manifestação mais significativa aconteceu em 1917, na cidade de São Paulo, que protagonizou uma das maiores greves. O movimento dos trabalhadores passou ganhar força e, em 1924, o presidente da república, Arthur Bernardes, decretou o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil e, assim, surgiu o feriado nacional.

Redação WebArCondicionado – Com informações do portal Brasil Escola.