Bomba de ar do sistema Dandelion Air

Já pensou em climatizar a sua casa com energia geotérmica? Ela serve para resfriar e aquecer, é limpa, não emite gases poluentes nem agravantes do Efeito Estufa, e a manutenção custa bem menos do que a sua conta de luz mensal. A tecnologia já está sendo aplicada em algumas casas nos Estados Unidos, mas calma. Embora pareça tudo muito legal, a expansão do sistema chamado Dandelion Air está recém no início, e o preço de instalação por enquanto está bem fora do alcance da maior parte do público.

O projeto é da Dandelion, que nasceu como uma start-up dentro dos laboratórios da Google. A CEO da empresa, Kathy Hunnan, acredita que o Dandelion Air seja o futuro da climatização, e condena o uso dos aparelhos tradicionais de ar condicionado, por dispersarem gases na atmosfera que agravam o Aquecimento Global. Ela defende que o sistema é universal e pode ajudar a diminuir o Efeito Estufa.

Os custos do Dandelion são altos

Porém, ao contrário do que diz a CEO, não é qualquer residência que pode desfrutar da inovação. Primeiro que, por enquanto, a Dandelion está aplicando o produto apenas em Nova York. Mas não fosse apenas a limitação física, o custo de instalação fica em torno de US$ 20 mil, isso se o comprador já tiver um sistema de ventilação interna na sua casa. Se não tiver, os custos sobem, pois é preciso adaptar toda a residência.

Apesar de tanto, Hunnan diz que os clientes podem economizar entre 20% e 70% nos custos de climatização se optarem pelo plano de financiamento da empresa. Ela defende que o Dandelion Air é quatro vezes mais eficiente do que qualquer fornalha, e duas vezes mais eficiente do que qualquer ar-condicionado no mercado.

Como funciona o climatizador geotérmico?

O Dandelion Air funciona através de tubos ligados ao sistema de ventilação interno da casa. Esses tubos mergulham cerca de 2 metros no subsolo sob a casa. Acontece que o solo tem calor próprio, então no inverno esses tubos sugam esse calor e o bombeiam para dentro dos cômodos. Já no verão, os tubos bombeiam o calor de dentro da casa para dentro do solo.

Esquema do Dandelion Air em funcionamento

.

Além das limitações descritas acima, o cliente pode verificar se sua casa se qualifica dentro das exigências da empresa através da página principal do Dandelion Air. Ainda é uma novidade distante para o público brasileiro, mas se ficar popular, pode ser uma solução para o futuro. O que você acha da ideia?

Redação do Portal WebArCondicionado.