Objetivo é incentivar ainda mais a produção local e expandir novas linhas de produtos

Daikin Brasil aquisição fábrica Manaus

A fábrica, que é a nova aquisição da Daikin Brasil, Fica em Manaus, no Amazonas.

A Daikin Brasil, empresa de origem japonesa e maior fabricante de ar-condicionado no mundo, anuncia a aquisição da planta industrial de fábrica, localizada em Manaus (AM), firmando o compromisso de investimentos, parte da celebração dos 10 anos da empresa.

De acordo com Roberto Yi, presidente da Daikin Brasil, a aquisição da fábrica em Manaus é a continuidade dos investimentos dos últimos anos. Assim como o Centro de Treinamento, em São Paulo (SP), os showrooms nas filiais em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Recife (PE), inaugurados em 2019.

“Anunciamos um novo passo que expressa a nossa intenção de continuar acreditando no crescimento da Daikin no país. Nossa matriz vê com bons olhos esses investimentos, apesar de também entender que o mercado está cada vez mais desafiador. Com o custo crescente da energia elétrica e a recente crise hídrica, o uso de produtos de alta eficiência deve ser incentivado e disponibilizado aos consumidores brasileiros e, por isso, trazemos o que há de mais moderno no mundo em termos de produto”, informa Yi.

A planta fabril possui cerca de 45 mil metros quadrados, com produção local de equipamentos residenciais e comerciais leves de alta tecnologia, com capacidades que variam de 9.000 a 48.000 Btu/h. O terreno também comporta uma futura expansão, tanto na linha de produção quanto na armazenagem, totalizando uma área de 90 mil metros quadrados.

Daikin Brasil aquisição fábrica Manaus

Recentemente, a fábrica passou por atualização para produzir o mais novo Split EcoSwing Smart R-32, que opera com o fluido R-32, marcando o pioneirismo da Daikin Brasil. Para os próximos anos, a empresa migrará do fluido R-410A para o R-32, produzindo localmente o que há de mais moderno no mercado brasileiro de HVAC-R.

“O país ainda sofre com os impactos em virtude da pandemia pela COVID-19, mas já vemos o mercado da construção civil se movimentando, o que abre oportunidades para o setor de HVAC-R. Estamos otimistas que, em breve, haverá forte recuperação e conseguiremos retomar nossas perspectivas de crescimento”, comemora o presidente da Daikin Brasil.

Linha Split EcoSwing Smart R-32

Alinhada com a inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, a Daikin lançou em maio a nova linha EcoSwing Smart de splits residenciais unitários, com o fluido refrigerante R-32, produzidos em sua planta fabril, em Manaus (AM).

Nesta primeira fase, o R-32 será utilizado na linha de Splits Hi Wall, e já planeja a transição para a linha Multi Split.

O Split EcoSwing Smart opera nas capacidades (9.000 Btu/h, 12.000 Btu/h e18.000 Btu/h), nas versões Frio e Quente/Frio, promovendo maior eficiência energética (Desempenho da linha no INMETRO: IDRS até 7,2 – Classe A já no nível de 2026) e menor impacto ambiental, além de ser 16% mais econômico comparado com a linha Split Advance.

Integra o compressor EcoSwing, desenvolvido especificamente para utilização com o R-32, é mais eficiente e apresenta menor vibração. Utiliza imãs de Neodymium, motor com relutância variável DC, que é 20% mais eficiente que os motores dos compressores inverters tradicionais, resultando em maior capacidade com menor consumo de energia.

Integra dupla filtragem Silver Ion que eliminam as bactérias, odores e mantém o ar do ambiente seguro e limpo. Através do aplicativo Daikin Smart AC, o equipamento poder ser monitorado e controlado remotamente por um smartphone. O app Daikin Smart AC é compatível com assistentes de voz Google e Alexa e está disponível nas plataformas Android e IOS.

Centro de Treinamento

Com investimentos de 2 milhões de dólares, o Centro de Treinamento Daikin, localizado na capital paulista, conta com 2.100 m2 de área construída, dedicado aos treinamentos técnicos e comerciais. O espaço foi desenvolvido para receber cerca de 160 alunos, todos os dias, das 8h30 às 17h30, de segunda às sextas-feiras.

O Centro de Treinamento, que conta com professores habilitados, é composto por três andares, divididos em laboratórios para treinamentos dos produtos, desde equipamentos residenciais, até os de grande porte como Chillers, passando pelos Splits, Multi Splits, Sky Air e VRV Fit/Inova; Serviços e Espaço Brasagem; 4 salas de aula; Espaço Automação com treinamento direcionado a IoT (Internet das Coisas), integrado às utilidades como iluminação e ar-condicionado; além de uma Biblioteca.

Devido a pandemia pela COVID-19, com as aulas presenciais suspensas, a Daikin vem conduzindo através do Centro de Treinamento uma série de ações no combate ao aquecimento global e contribuição para um planeta mais sustentável, com treinamentos on-line, inclusive para a nova geração de equipamentos com o R-32.

Com informações da Daikin Brasil

Compartilhar: