Redação WebArCondicionado com informações do Portal Terra e do Brasil Escola

Por que o Natal é comemorado dia 25 dezembro? Qual é a origem da decoração natalina? Por que o pinheiro? Conheça essas e outras curiosidades sobre a data

O Natal é uma das celebrações mais tradicionais e populares de todo o mundo. Apesar de cada cultura comemorar de um jeito próprio, principalmente nos países que não têm tradição cristã, existem vários símbolos que são reconhecidos como “natalinos” em todo canto do planeta.

Aqui, no WebArCondicionado, nós fizemos uma pesquisa pra saber sobre os principais símbolos dessa celebração. E te desejamos também muitas felicidades para o seu Natal!

O dia 25 de dezembro

O Natal, oficialmente, é uma comemoração religiosa que marca o nascimento de Cristo. Mas nem sempre foi assim. Antes mesmo de Jesus nascer, já era uma tradição pagã (não religiosa) comemorar o “Nascimento do Sol Invencível”. Isso porque por volta do dia 22 de dezembro acontece o solstício – que, no hemisfério norte, significa que o sol começa a ficar mais tempo no céu (até chegar, enfim, no verão).

Para tornar a festa religiosa, o dia 25 de dezembro foi adotado pela igreja católica mais de três séculos e meio depois de Cristo nascer. O Papa Libério oficializou o Natal no ano de 354.

A tradição de comer peru

Muitos dos hábitos do Natal que ficaram tradicionais têm origem nos EUA. Comer peru, por exemplo, vem do costume de ter a ave servida na festa de Ação de Graças desde o século 17.

Como o peru tem grande quantidade de carne para uma ave, ele representa fartura na mesa.

Quem é Papai Noel?

O Papai Noel como conhecemos hoje – velhinho, de barbas brancas e roupa vermelha – tem uma origem bastante comercial, que também vem dos EUA. A figura foi criada e difundida pelas publicidades da Coca-Cola no século 19. E, no século 20, foi levada para o resto do mundo pelo cinema e por outros meios de comunicação.

Antes desse Papai Noel, a referência era um personagem histórico: Nicolau, que depois virou São Nicolau. Ele foi um arcebispo turco que, segundo a tradição, levava um saco de presentes para as crianças no Natal. Outras referências (históricas ou mitológicas) também ajudaram a criar o Papai Noel antes que a figura do velhinho de vermelho prevalecesse.

Árvore de Natal com bolas coloridas

O pinheiro é uma árvore que está sempre com folhas, mesmo no inverno mais rigoroso. Por isso, é símbolo de vida eterna e de renascimento desde os tempos antigos. A adoração pagã ao pinheiro deu lugar para a árvore cristã de Natal.

As bolas coloridas, que são os enfeites mais tradicionais dos pinheiros natalinos, representam os frutos. E simbolizam valores cristãos, como boas ações, amor, perdão, fé e compaixão.

A guirlanda e o ciclo da vida

As guirlandas têm uma simbologia parecida com o pinheiro, por originalmente ser feita de plantas que representam vitalidade mesmo no inverno, como galhos de pinheiro, heras e azevinhos.

Além dos materiais das guirlandas, outra tradição diz respeito ao formato circular. Como algumas mandalas, a forma lembra que nossa vida é um círculo entre nascimento e morte.

Compartilhar: