Foi inaugurado o segundo estádio da Copa do Mundo de Futebol no Catar, e junto com ele, um sistema de refrigeração com saídas de ar nos assentos dos torcedores.

É isso mesmo, a arena Al Wakrah foi equipada com um moderníssimo projeto de ar condicionado direcionado para sair debaixo das cadeiras da arquibancada.

Quer saber como funciona a novidade?

Sistema do estádio Al Wakrah é uma atualização do Khalifa

O sistema instalado no Al Wakrah não é diferente do que foi instalado no Khalifa International Stadium, inaugurado há exatos 2 anos atrás. Lá, porém, o ar frio é bombeado para dentro do estádio através de aberturas em forma de canhões de ar dispostos nas arquibancadas e nas beiradas do campo. Mais de 500 desses canhões conduzem o ar refrigerado com água fria a mais de um quilômetro de distância do complexo esportivo.

Reformas impediram o Khalifa de ter um sistema mais moderno

O Khalifa, entretanto, é um estádio reformado, costumava ser menor e menos moderno. Seu projeto de restauração envolveu um remodelamento para atender aos padrões da Copa de Mundo. Por isso, segundo o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Catar, o Dr. Saud Abdul-Ghani, não foi possível instalar lá a versão mais atual do sistema de climatização com a saída pelos assentos nas arquibancadas.

Segundo o Dr. Saud, não foi possível implementar toda a tecnologia desejada no Khalifa por causa das estruturas de concreto originais. Já no Al Wakrah, o projeto de refrigeração foi pensado desde o início. Além disso, a nova arena se destaca por causa da forma da sua cobertura, que além de ser esteticamente chamativa, praticamente fecha toda a área do estádio, facilitando o trabalho do ar condicionado.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Distribuição de ar homogênea

Canhões de ar no Khalifa

Se no Khalifa todo o ar frio era bombeado pelos canhões de maneira mais “bruta” para toda a área do estádio, no Al Wakrah essa distribuição será bem menos agressiva e mais homogênea, já que existirá um escape de refrigeração sob cada uma das cadeiras.

O problema da temperatura no Catar

No Catar, as temperaturas médias de 40ºC fazem do ar condicionado um elemento indispensável para a realização de um evento como a Copa do Mundo. Até 2022, ano em que o país vai sediar o evento, o Al Wakrah vai servir de casa para o time local. Durante a Copa, um dos anéis superiores do estádio será dedicado a receber pessoas de outros países menos favorecidos e que precisam de incentivo na área dos esportes. Esse mesmo anel deve ser desativado depois do mundial.

A Copa do Catar deve representar um grande salto em tecnologias de refrigeração para grandes espaços com alta circulação de pessoas. Depois do Khalifa e do Al Wakrah, vamos esperar ansiosos pelas novidades que o país vai trazer unir soluções de temperatura e projetos de ousadia estética.

Tem outras curiosidades sobre a Copa do Catar? Manda aqui nos comentários!

Redação do Portal WebArCondicionado