* Atualizado em 30/03/2019

Controle remoto Universal Ar condicionadoPerdeu o controle remoto do seu ar-condicionado ou ele simplesmente não funciona mais? Você tem duas opções: procurar um controle da mesma marca junto a um fornecedor credenciado ou comprar um controle remoto universal para condicionadores de ar.

Leia também: Onde comprar peças de ar-condicionado?

Hoje os controles remoto universais são compatíveis com no mínimo 90 marcas e mais de 4.000 modelos (dependendo do modelo). Com o controle remoto universal você terá todas as funções disponíveis em um controle remoto original.

Fizemos uma rápida pesquisa em sites de venda pela internet e encontramos controles universais custando entre R$30 e R$60.

Configurando o controle remoto universal para o ar-condicionado Split e Janela

Passo 1: Pilhas

A primeira coisa a fazer é colocar as pilhas. Os controles universais não vêm com as pilhas.

Passo 2: Encontre o código do seu aparelho

Após ligar o controle, você precisa procurar, através do controle remoto, o código que corresponde ao seu aparelho. Em muitos casos, o vendedor poderá auxiliar a encontrar o código do seu aparelho. Outros vem na embalagem.

De olho na embalagem do controle universal

Embalagem do controle universal para ar-condicionadoNas embalagens dos controles constam os códigos referentes a cada marca com que ele é compatível. Cada aparelho tem um código específico que estará dentro do intervalo de números da marca. Por exemplo: os códigos entre 000 e 100 pertencem a marca “X”, os códigos entre 101 e 200, pertencem a marca “Y” e assim por diante.

Veja qual é o intervalo que corresponde à marca do seu aparelho.

Passo 3: Selecionando o código no controle universal

selecionando o código no controle remoto universalPara selecionar o código no controle você deve pressionar a tecla SET ou SEL (depende do controle), por cerca de 3 segundos, apontando para o Split ou Janela Eletrônico.

No visor do controle vai ficar piscando a palavra MODEL com os números ou apenas os números parados (também depende do controle) até o código do aparelho ser encontrado.

Use os botões + e – porque eles vão passando os números. Fique pressionando o botão + sem tirar o dedo para passar mais rápido, quando aparecer o código correto do seu ar-condicionado, ele vai dar um sinal de bip, daí você aperta a tecla ENTER.

Pronto, código selecionado, ar-condicionado reconhecido. Ele já está pronto para ser utilizado da mesma forma do controle original do seu aparelho.

Não sei meu código, e agora?

controle remoto universal para ar-condicionadoCaso você não saiba o código e não tenha mais a embalagem do produto, você terá que testar código por código, clicando na tecla SET ou SEL. Nesse caso o ideal é ir clicando e passando devagar. Vai dar mais trabalho, mas é o único jeito.

Uma observação importante: Se você retirar as pilhas ou elas caírem por algum motivo, você deverá configurá-lo novamente. Por isso, você não pode esquecer ou perder o número. O ideal é anotar o número no próprio controle.

Passo a passo básico para configurar o controle remoto universal de ar-condicionado

1 – Coloque as pilhas no controle remoto.
2 – Aponte o controle remoto para o seu ar-condicionado.
3 – Pressione a tecla SET ou SEL por cerca de 3 segundos.
4 – Quando a palavra CODE aparecer na tela do controle, use as teclas + e –  para localizar o código do seu aparelho. Os códigos vão até 999. Quando o código correto aparecer na tela do controle, o aparelho fará um bip.
5 – Pronto, aperte ENTER e o controle remoto universal estará pronto para ser usado em seu ar-condicionado.

E aí, conseguiu configurar seu controle universal no aparelho de ar-condicionado? Está tendo dificuldades para encontrar seu código? Manda um comentário para que possamos te ajudar a achar.

Redação do Portal WebArCondicionado