Redação WebArcondicionado


Se você já foi ao Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, e viu a imagem original de Nossa Senhora, dificilmente imaginou que naquele pequeno espaço existe um complexo de controle de vazão de condicionadores de ar para a sua preservação.

Mas é verdade. Encontrada em 1717 por três pescadores no rio Paraíba, a imagem de Nossa Senhora Aparecida provavelmente não estaria ainda perfeita se não fossem os cuidados tomados pela direção do Santuário. Uma destas precauções é o controle de mudança de temperatura e umidade dentro do local onde fica a imagem da Santa.

Este projeto levou mais de dois anos de estudos e discussões técnicas. Atrás do nicho, onde fica a imagem da padroeira, foram instalados equipamentos para o controle da vazão dos condicionadores de ar para a climatização adequada do pequeno espaço.

Para o desenvolvimento de um sistema com alta segurança e nível de precisão, os responsáveis pelo projeto pensaram em tanques reservas para acumulação de água gelada, em caso de parada total da central de água gelada; no desacoplamento de cargas para controle fino e tecnologia dessecante para controle de umidade e condicionadores de ar com precisa vazão de ar. Além disso, os equipamentos foram projetados em redundância, a fim de garantir a segurança de funcionamento de todo o sistema.

Como o nicho é muito pequeno, com volume de um metro cúbico, há a necessidade de operar com vazões muito baixas, mas suficientes para preservar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.