Tema ganha força como efeito da pandemia da Covid-19
Conbrava destaca qualidade do ar interior

Conbrava destaca qualidade do ar interior./Imagem: Reprodução

Marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro, o Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Conbrava) reafirma seu principal evento técnico-científico do AVAC-R brasileiro, se reinventa e incorpora novos segmentos.

Pela primeira vez, o evento terá transmissão simultânea. Por outro lado, com a transferência da Febrava para setembro de 2023, a organização montou um calendário de palestras técnicas e de aplicação com inscrições gratuitas aos técnicos do setor.

Segundo Leonardo Cozac, presidente do Congresso, houve aumento de trabalhos inscritos em relação aos anos anteriores. Nesta edição, a Conbrava destaca a Qualidade do Ar Interior, como efeito da pandemia. Assim, a renovação do ar e o controle do CO2 são os principais temas das apresentações.

Os organizadores do Conbrava inovam com a inédita mesa-redonda de Tratamento de Águas. A temática possui departamento, presidido por Charles Domingues, com apoio do professor Alberto Hernandez Neto, e é um dos mais atuantes na ABRAVA. Afinal, possui atenção tanto na manutenção da qualidade do ar interno quanto na eficiência energética.

A formatação do evento mantém a das últimas edições. Pela manhã, apresentação de trabalhos científicos e, à tarde, palestras técnicas e de aplicação ministradas por representantes da indústria. No último dia do evento, aconteceram as homenagens e a premiação dos melhores trabalhos.

Embora as instalações do São Paulo Expo sejam novas e bem-conservadas, a organização do Conbrava providenciou equipes para conferir o balanceamento dos sistemas de climatização e efetuar trocas de filtros e outros procedimentos de segurança.

Para completar, os fabricantes patrocinadores do evento cederão purificadores de ar equipados com filtros HEPA como garantia adicional.

Palestras Técnicas e Treinamento

Pensando no público fiel à Febrava, particularmente nos técnicos de instalação e manutenção, a organização do Conbrava montou uma grade de palestras técnicas gratuitas, organizadas pelo Centro de Treinamentos e Cursos da Abrava.

O objetivo é fornecer formação adicional ao segmento profissional cada vez mais requisitado e exigido pelo seu conhecimento prático. Veja a programação abaixo.

Já consagrado, o Dia de Treinamento volta com os seguintes cursos e treinamentos: PMOC, tratamento de águas, fundamentos da psicrometria e procedimentos práticos para monitorar e controlar a qualidade do ar de interiores.

Programação das Palestras Técnicas Gratuitas

As palestras acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro, das 14:00 às 17:00, no Mezanino do Pavilhão São Paulo Expo, em São Paulo. Os temas serão:

– Válvulas de expansão termostática x válvulas de expansão eletrônicas: Pontos a serem considerados para aplicação;

– Como conseguir redução de consumo de energia elétrica na utilização dos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado;

– Sistemas de refrigeração e ar-condicionado com condensadores resfriados a ar ou a água;

– Split system na climatização: Como fazer uma instalação correta e que traga conforto térmico aos usuários.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Abrava.

Com informações da ABRAVA