como-tirar-bip-ar-condicionado

Muitas pessoas têm más experiências com o efeito sonoro que o ar-condicionado faz ao dar algum comando do controle remoto para a unidade interna. É o famoso “bip” – ou beep – que incomoda boa parte de quem utiliza o ar-condicionado e gostaria de se livrar disso, tanto que já recebemos muitos comentários de gente que acabou atrapalhando o sono de outras pessoas ao mexer no ar-condicionado e ele “bipar”, fazendo um barulho alto.

Pensando em solucionar nisso, o WebAr correu atrás de informações sobre como resolver essa situação, assim como já ensinamos como desligar a luz do display do ar-condicionado. Buscamos manuais de diferentes marcas e a conclusão é que, infelizmente, muitas delas ainda não oferecem a opção de tirar o som do bip, mas esperamos que após isso as fabricantes desenvolvam essa possibilidade nos novos modelos de ar-condicionado.

Por outro lado, nem tudo está perdido para quem tem aparelhos da Samsung, Springer Midea e Electrolux. Descobrimos como tirar o efeito sonoro dos aparelhos dessas marcas através de comandos no controle remoto de maneira fácil e simples. Veja abaixo os exemplos e solucione seu problema:

Leia também: Funções do controle remoto de ar-condicionado Split

Samsung

Para tirar o bip do aparelho, localize o botão “2ndf” e pressione-o. Ele fica na parte debaixo do controle remoto, à esquerda, como mostra a imagem abaixo. Depois disso, esse botão irá aparecer no visor do controle. Agora você precisa apertar a tecla “beep off”, apontando sempre para o ar-condicionado. O aparelho vai dar um bip e é isso! Você acaba de desativar o efeito sonoro.

como-tirar-bip-ar-condicionado-samsung

Teste para ver se o ar-condicionado não irá fazer mais barulho apertando outros comandos. Se você quiser ativar o bip de volta, basta repetir o mesmo procedimento. Vale lembrar que o controle acima corresponde aos modelos Max Plus da Samsung.

Springer Midea

Para quem tem aparelhos Springer Midea, a tecla “Não perturbe” é o grande segredo para tirar o bip do ar-condicionado. Basta pressionar esse botão para desativar o sinal sonoro e também desligar a luz dos LEDs da unidade interna. Além disso, o ventilador é alterado para velocidade baixa, tornando o ambiente mais confortável e tranquilo.

como-tirar-bip-ar-condicionado-springer-midea

como-tirar-bip-ar-condicionado-midea-liva

Para cancelar a função, é só apertar o mesmo botão novamente. Os controles acima são dos modelos Springer Midea e Midea Liva, respectivamente.

Electrolux

Assim como nos modelos da Springer Midea, no caso dos aparelhos da Electrolux existe uma única tecla para desativar o bip do ar-condicionado: o botão “Mudo”. Pressione-o e você irá silenciar o efeito sonoro emitido pela unidade interna ao se comunicar com o controle do ar-condicionado. Veja a imagem:

como-tirar-bip-ar-condicionado-electrolux

O controle acima é do modelo EcoTurbo da Electrolux. Para voltar com o bip, basta apertar a mesma tecla.

Mas e controles que não contam com teclas de bip?

Como mencionamos no início do texto, nem todos aparelhos de ar condicionado utilizam controle remoto com algum comando para desativar o bip. Você deve estar se perguntando: “Existe algum outro modo para desligar?”

Pois bem, sempre existe a maneira “alternativa”, ou melhor dizendo, a famosa “gambiarra” para solucionar alguns problemas no ar-condicionado. Não estamos defendendo isso, até porque é uma prática não recomendada e qualquer deslize pode interferir na garantia do aparelho, mas vale lembrar que é possível contornar a situação mexendo diretamente na unidade interna.

Por exemplo, considerando que o bip vem de dentro dessa unidade, existe a possibilidade de abrir e retirar/desconectar o dispositivo ou fio – dependendo do modelo do ar-condicionado – que emite o bip, ou até mesmo “tampar” sua saída de som. No entanto, se a única alternativa for essa, aconselhamos que entre em contato com algum profissional técnico ou assistência técnica autorizada para fazer esse serviço.

Você conhece alguma outra alternativa ou código em algum controle que tire o bip do ar-condicionado? Não deixe de nos enviar e compartilhar essa informação aqui nos comentários.

Veja também qual modelo de ar-condicionado é o mais silencioso.

Redação do Portal WebArCondicionado