Atualizado por Yuri Correa em 29/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Se você está pensando em expandir o seu negócio e tornar a sua marca mais conhecida, mas não dispõe de muito dinheiro para investir em filiais, talvez o sistema de franchising seja a melhor opção.

  • Definição de franchising de acordo com o Sebrae: “Sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício”.

O sistema de franquias é uma das melhores formas de ampliar um negócio em rede, porém, não é qualquer empresa que está preparada. Ou seja, esse pode ser um bom caminho, mas para ingressar e ter sucesso nesse setor é necessário um bom planejamento.

Qual é o papel do franqueador?

O franqueador precisa estar ciente de que será responsável por vários papéis específicos. Como detentor da marca ele precisa ter experiência em todas as partes do negócio. Será o licenciador e responsável pelo desenvolvimento do sistema comercial, deverá realizar todo o planejamento estratégico, desenvolver a tecnologia e know-how e novos produtos e serviços. Além disso ele deverá prestar serviços de assessoria e atuar com um consultor para os franqueados.

Principais vantagens e desafios do franqueador

Vantagens:

Rapidez de expansão; imagem corporativa; desenvolvimento de uma rede; rentabilidade com redução de custos; maior cobertura geográfica; melhor publicidade; maior vantagem competitiva; descentralização; economias de escala; padronização.

Desafios:

Perda parcial de controle; maior custo de supervisão; maiores custos de formatação; perda do sigilo; risco de desistência; autonomia parcial; planejamento para expansão exposto a terceiros; risco de seleção inadequada.

Saiba como expandir o seu negócio através do sistema de franchising

Registro da marca

O primeiro passo é certificar-se das questões legais referente a marca. Para transformar a sua empresa em uma franquia você precisa ter a propriedade da marca, ou seja, ela deve ser registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Plano de negócio

O Plano de negócio é um estudo que avalia tudo que envolve a transformação. Ele tem como principal objetivo entender se o sistema de franquias é adequado para o segmento da empresa.

No plano de negócio também “é definido o modelo de franquia e os padrões a serem adotados, são levantados os investimentos necessários à sua implantação e projetados os resultados desta operação”. Além disso, o prazo de retorno do capital investido e as taxas a serem cobradas também são definidos nesta etapa.

Documentação

Alguns documentos são obrigatórios de acordo com a Lei 8.955/94: Circular de Oferta de Franquia (COF), Pré-contrato e Contrato. Recibos e protocolos de entrega de documentação aos franqueados e/ou orientações para as franquias feitos junto à Associação Brasileira de Franchising.

Manuais

Todas as orientações para os franqueados e para suas equipes devem estar expostas nos manuais da franquia. Desde o projeto arquitetônico e decoração, até o treinamento de funcionários e a padronização da rede.

Capacidade de investimento

Nesta etapa será avaliado os custos de implantação do Plano de Expansão, a projeção dos resultados e o prazo de retorno do capital investido. O Sebrae aconselha que o franqueador tenha capital próprio para suportar o investimento nas primeiras unidades que devem estar em uma rede regional.

“Até a rede atingir seu ponto de equilíbrio, será exigida uma sólida capacidade financeira da empresa franqueadora, sem que ela possa contar unicamente com os recursos advindos das unidades franqueadas”.

Tendo tudo isso acertado, o próximo passo é definir os processos e estratégias, de acordo com o tipo de serviço que a sua empresa deseja entregar para o consumidor.

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