Por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado
como-decorar-loja-ar-condicionado-natal

Você já parou para pensar que decorar sua loja de ar-condicionado para o Natal pode aumentar os seus lucros? Estabelecimentos comerciais bem preparados esteticamente para a época natalina costumam ter um aumento de 300% nas vendas se comparado aos outros meses do ano, segundo informações do site Novo Negócio.

Isso porque o Natal é uma das datas comemorativas com maior consumo no Brasil, seja por causa do costume de presentear as pessoas nesse período ou pelo fato do do 13° salário entrar na conta em dezembro.

Mesmo com essa oportunidade, muitos locais de comércio como as lojas de ar-condicionado têm dificuldades para colocar a decoração natalina em prática. Mas o WebArCondicionado está aqui para te ajudar a saber como enfeitar seu estabelecimento e aumentar suas vendas e serviços de ar-condicionado.

Antes, conheça os benefícios de investir na decoração de final de ano:

6 Vantagens de Por que Decorar a Loja de Ar-Condicionado para o Natal

  • Enfeitar a loja para Natal é simples, como você irá ver a a seguir.
  • A decoração aumenta o direcionamento do foco para a loja.
  • A valorização do espírito natalino sensibiliza o cliente.
  • Você se destaca em meio aos concorrentes que não estão decorando as lojas.
  • Os clientes são lembrados de que precisam comprar presentes para o Natal – e o ar-condicionado cai muito bem por estar próximo do verão!
  • Existe de fato um aumento de vendas nas lojas decoradas nessa época, como falamos no início do texto

Enfim, vamos lá antes que o bom velhinho chegue!

Como Decorar sua Loja de Ar-Condicionado com Enfeites Natalinos

1. Planejamento

Antes de começar a decorar uma loja para o Natal é necessário em primeiro lugar avaliar quanto em dinheiro você pode investir nesse planejamento. 

Inclua toda a compra de materiais e criação das decorações. Talvez essa seja a parte mais chata, pois irá exigir atenção com a escolha dos enfeites e as ideias de onde implementar os itens decorativos.

Se preferir, é possível aproveitar alguns enfeites utilizados em casa mesmo e que caem bem para a sua loja. Ou então se prefere economizar e tem tempo, você mesmo criar os enfeites artesanalmente com alguns materiais. Vale tudo, basta usar a criatividade! 

Portanto, organização é a palavra-chave para partir para o próximo passo.

2. DecorAÇÃO!

Depois de ter em mente o orçamento e escolher e organizar os adornos, chegou a hora do “Mãos à obra”. 

Ao começar a decorar a loja com os itens escolhidos, tenha em mente que existem estratégias específicas para atrair o cliente com os produtos que você prioriza nas vendas. Como colocar em destaque na vitrine o modelo de ar-condicionado mais buscado pelos consumidores, por exemplo.

Falando em vitrine, explicamos a seguir como decorar cada espaço da sua loja, incluindo as partes internas e externa do estabelecimento.  Assim você consegue fazer uma decoração diferenciada para cada ambiente e deixar sua loja de ar-condicionado ainda mais bonita:

Como Decorar a Vitrine de Natal

Quando você passa em frente de alguma loja e vê aquela roupa bacana que você tá precisando ou então aquele eletroeletrônico ideal pra sua sala, não dá vontade de comprar? As chances aumentam ainda mais quando a vitrine está bem atrativa e dá destaque pra esses produtos.

Portanto, a vitrine da loja física funciona como a capa de um livro, e em conjunto a área externa do local é a grande aposta para convidar os clientes em potencial que passarem perto da sua loja para entrar nela. Esse é o primeiro passo para em seguida despertar o interesse de compra.

Nessa hora, alguns artigos que caem muito bem na vitrine para reforçar a temática de Natal são:

  • Plantas de Natal, como pinheiros e abetos – as famosas “pinhas” -, entre outras
  • Poinsétia-flor-natalFlores natalinas, como a conhecida Poinsétia (imagem), também chamada de bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal, flor-do-natal
  • Pequenos embrulhos, caixas, embalagens e pacotinhos de presente
  • Velas coloridas, guirlandas e cordões coloridos
  • Adesivos temáticos de Natal no vidro da vitrine
  • Luzinhas “pisca-pisca”
  • E é claro, arvores de Natal, desde que sejam menores que os seus produtos para não tirar o foco
  • EXTRA: que tal criar neve artificial para espalhar os flocos pelo chão da vitrine e sobre os itens decorativos? Aproveite essa sacada já que você vende ar-condicionado e criar a sensação de fresquinho na mente do consumidor! Você pode comprar ela pronta ou então fazer com poliacrilato de sódio se quer deixar ela bem real. Outras maneiras mais rápidas e simples são com algodão, isopor ou até mesmo com papel.
ATENÇÃO para alguns CUIDADOS na vitrine:
  • Verifique se a iluminação está boa e valorize a decoração, inclusive à noite para quem passar pela loja.
  • Os artigos que compõem a decoração natalina, como as bolas, estrelas e pequenos pacotes devem estar bem distribuídos pela vitrine entre os produtos expostos, e você não precisa utilizar todos os que citamos acima. O equilíbrio é tudo, então cuide para não pecar pelo excesso e não deixar o visual da sua loja poluído e tire o foco do ar-condicionado.
  • Em relação às cores, elas têm uma função bem importante para ajudar a identificar o período de Natal. O vermelho, o verde, o dourado e o prateado são as mais comuns nessa época e nas decorações mais tradicionais, mas nada impede que você inove apostando em outras cores que atraiam o público para mais perto.

 

Como Decorar o Interior da Loja no Natal

decoracao-de-natal-loja-ar-condicionado

Passando a vitrine, o futuro cliente finalmente irá pisar no interior da loja e conhecer os seus aparelhos e produtos. Como o tamanho em proporção será maior do que o espaço da vitrine, você pode utilizar enfeites mais discretos e em conta para não pesar muito no seu orçamento e focar a atenção no que sua loja oferece.

Mas isso não quer dizer para você deixar a decoração na parte de dentro de lado, até porque ela é importante também para manter o clima natalino.

Itens indicados para decorar o interior da loja para Natal são:

  • Guirlandas
  • Luzes, pinhas, embrulhos de Natal e pacotinhos coloridos
  • Papais-noéis
  • Plumas, bolas coloridas e plaquinhas
  • Árvore de Natal – aqui sim você pode colocar uma maior no centro da loja, o que acha?

Mas onde colocar? Vale em cima dos próprios condicionadores de ar, sobre a bancada do caixa e pendurados nas paredes e no teto. Tudo, é claro, com muito equilíbrio, lembre-se que às vezes MENOS é MAIS.

 

Como Decorar o Exterior da Loja no Natal

A parte de fora da loja também pode ser decorada, viu? Mas é preciso cuidado e atenção, principalmente com os tipos de materiais (pois caso chova pode molhar se for em local aberto), sem falar também na possibilidade de furtos da decoração. Então infelizmente é necessário considerar ambas as situações para saber o que usar e o que não usar.

planta-de-natal-decoração-lojaEntão nessa hora você pode apostar em enfeites com materiais recicláveis como garrafa pet, por exemplo, que costumam ser bem acessíveis e deixam o ambiente bonito.

Portanto, dentre as opções para decorar a parte de fora da loja de ar-condicionado você pode utilizar também: 

  • Plantas de Natal (imagem)
  • Luzes
  • Pintura
  • Papel de parede temático 
  • Placas e adesivos

ATENÇÃO: Antes de começar a decorar a parte externa, lembre-se de avaliar a decoração da vitrine, afinal, ambos os cenários estarão próximos e podem atuar se complementando.

E aí, o que achou das nossas dicas de Como Decorar sua Loja de Ar-Condicionado para o Natal? Tem mais ideias?

Compartilhe com a gente nos comentários!