Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?

Você sabe como calcular o consumo mensal do seu aparelho de ar condicionado? Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas:

-10 dicas para economizar o consumo de energia do ar condicionado -

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado são necessários os seguintes dados:

Cálculo de Consumo

 

Seu aparelho de ar condicionado consome aproximadamente:

  • Horas por dia - É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia;

  • Dias por mês - Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado. Ex: 20 dias;

  • Consumo de energia em kWh/mês - Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL;

  • Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica - Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, descubra aqui o preço da energia das capitais do Brasil ou então consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.

Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário para que nossa conversa continue.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

1157 Comentários sobre "Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?"

  • Prezados, gostaria de saber o consumo de um ar Split 18.000 normal, instalado em um deposito de 6m2, onde armazenamos queijos e molhos industrializados em prateleiras abertas, o ar fica ligado 24h por dia com o termostato regulado em 24 graus. o dono do deposito quer cobrar por estimativa considerando somente a potencia e as horas 24 horas que fica ligado. Entendemos que dessa forma seremos penalizados uma vez que o ar tem capacidade superior ao tamanho do ambiente e seu termostato faz o desligamento automatico, se puderem informar o consumo em Kwh mes agradeço .

    • Olá, Cìcero.

      O consumo do ar depende de cada modelo. Se você nos passar a referência desse modelo de 18.000 e a marca e te passamos quantos khw o aparelho consome.

      Ficamos no aguardo.

  • Me tire uma duvida tenho um ar de 9000 btus que consome 17,1 mas eub queria saber se esse calculo ele e feito no modo turbo ou no modo mais economico?

  • Um ar condicionado de 9.000 Btus, com 740 W de potência elétrica (exemplo Fujtisu), é menos eficiente do que um de 9.000 Btus de 814 W (exemplo LG)? Pode explicar melhor essa questão de potência?
    Ou isso se refere apenas ao consumo de energia, quanto menor, melhor?

    • Olá, André.

      Exatamente, quanto maior o (W), ou seja, a potência, mais rápido é liberado a energia elétrica.

      Considerando que o KwH é resultado da potência X tempo, quanto maior a potência, maior será o consumo de energia.

      Lembrando que, quando falamos sobre ar-condicionado, a melhor forma de saber a potência em BTU ideal é realizando o cálculo de BTU.

  • Bom dia.
    Tenho uma área de 150m2, área de reuniões e palestras, com 120 pessoas.

    A calculadora não alcança esses números.

    Como posso calcular corretamente?

    Grato.

    • Olá, Edinei.

      Na verdade a calculadora de consumo não solicita esses dados, mas sim a calculadora de BTU. Para calcular o consumo você precisa informar os dados solicitados acima, como quantas horas por dia o aparelho fica ligado, quantos dias no mês, o consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês) e o preço. Assim você descobre quanto o ar-condicionado está consumindo.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  • Me pergunto se os AC inverter valem mesmo a pena, pois o meu normal antigo aqui utiliza 23,1kw por mes, um inverter novo atinge 21,3… pelo que se como que dizem que ele pode ser ate uns 60% mais economico no fim do mes? juro que não entendo como calculam isso.

  • Olá. Preciso comprar um gerador para um motorhome onde tenho um ar condicionado de 7500 btu’s. Sei que a potencia consumida por ele é +/- 900 watts. Na hora de ligar o mesmo sei que seu consumo é maior. Em quantas vezes? Ex: se for 2 x maior no arranque, preciso levar essa potencia em consideraçao para o dimensionamento do gerador? Agradeço desde já.

    • Olá, Fabricio.

      Infelizmente não temos uma equipe técnica nesse momento que te ajude nessa questão. Você pode compartilhar seu questionamento do Fórum do Ar Condicionado, pois lá milhares de membros participam ativamente e podem te ajudar.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  • um ar condicionado split p o quarto da minha residência ligando 8 horas por dia apenas a noite, qual consume mais energia o d 9.000 btu ou o d 12.000 btu? lembrando q meu quarto medi 4m por 4

    • Olá, Paulo.

      Para saber qual irá consumir mais energia, é importante saber primeiro qual a potência ideal para o seu ambiente. Se não estiver com a potência correta, irá consumir mais na sua conta de luz. Você pode descobrir o BTU ideal pro seu ambiente fazendo o cálculo em nossa calculadora de BTU.

    • Olá, Wanderson.

      O valor do consumo de energia em kWh/mês você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL. Com esse dado você consegue calcular o consumo total no mês através da calculadora, que trabalha dessa forma.

  • Boa tarde , supondo o consumo de um ar condicionado de 21,8 Kwh/mês , de acordo com o selo do PROCEL , como obter a potencia do aparelho em watts ,potência elétrica . Obrigado.

    • Olá, Renan.

      Essas informações sobre potência em watts constam na etiqueta do produto. Conseguiu localizar? Se não, envie por aqui o modelo do seu aparelho que procuramos para você.

  • adorei eu que uso energia solar durante 30 dias e 16horas com o ar ligado por dia da em torno de 30 reais mensal , eu só espero não passar da minha cota de kW mensal pq senão ao inves de pagar 0,11 centavos o kW pago 1,35 centavos normal como todo mundo dai o bico pega

    • Olá, Mila.

      Você não precisa multiplicar, basta informar os dados solicitados pela calculadora e ela mesma faz essa conta. Quanto ao consumo do mês que ela pede (kWh/mês), essa informação você encontra na etiqueta adesiva do ar-condicionado, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

    • Olá, Diego.

      O Inverter sai mais em conta a longo prazo pois, além do benefício de ser capaz de atingir a temperatura desejada mais rapidamente, ele a mantem constante, com pouca oscilação de energia – o que acarreta em economia na conta de luz. Explicamos tudo aqui nesse post.

      Qualquer outra dúvida sobre comprar o aparelho, conte com a gente.

  • preciso que me expliquem como esse calculo foi feito!!!
    horas x dia x consumo x preço????? não cheguei no resultado 29,08 como o exemplo mostra

    • Olá, Lilian.

      O exemplo que está na calculadora serve apenas como uma referência para você preencher seus dados. Para chegar ao seu resultado, você deve preencher de acordo com o seu consumo do seu aparelho, colocando as suas informações conforme o uso do seu ar-condicionado. Ok?

      Se ficar com alguma dúvida, nos comunique para te ajudarmos. Se preferir, pode nos enviar seus dados, conforme a calculadora pede, para calcularmos pra você.

  • TENHO UMA POUSADA COM 12 AR CONDICIONADOS DE 9.000BTU´S LIGADO 10 HORAS POR DIA POR 22 DIAS NO MÊS, GOSTARIA DE SABER QUANTOS KW/MÊS CADA AR CONDICIONADOS CONSUMO?

    • Olá, Marcos.

      Para chegar a essa informação na calculadora falta você informar o Consumo de energia de cada aparelho(kW/h p/ mês) e o Preço da energia (reais p/ kW/h) na sua cidade e somar essas nove unidades. Precisa de alguma ajuda?

  • Esta calculadora leva em consideração o tempo que ele fica sem funcionamento por alcançar a temperatura ideal, exemplo: deixa ligado 8 horas por noite, quando alcança a temperatura que especifiquei ele (inverter) entra no modo minimo e retorna quando a temperatura sobe.

  • Se o ar trabalhar na capacidade mínima, o preço será menor que o que foi calculado no site?

    22.6kwh/mês
    8 horas por dia
    30 dias por mês
    Tarifa 0.63684 kw/h

    • Olá Jorge, tudo bem?

      A calculadora leva em conta o consumo médio. Lembrando que, se você colocar o ar-condicionado na temperatura máxima ou na temperatura mínima, o consumo de energia vai ser mais elevado, pois essa configuração vai exigir mais do equipamento.

      Agradecemos o seu contato.

  • Eu só gostaria de saber quanto um ac consome em watts por hora funcionando no maximo de sua capacidade. Esse é um dos maiores misterios da humanidade.

    • Olá, Edsa.

      Não há uma resposta universal para essa pergunta, pois cada aparelho tem suas características específicas e isso influencia em seu consumo. Portanto, cada modelo de aparelho possui um consumo. Desenvolvemos essa calculadora justamente para ajudar a descobrir quanto o aparelho está gastando baseado em dados como Consumo de energia em kWh/mês, conforme consta no texto acima.

      Você pode nos enviar os dados acima do seu aparelho para te ajudarmos nesse cálculo.

    • Olá, Lucas.

      Há algo de errado aí, a calculadora funciona baseada na fórmula que mencionamos e calcula automaticamente. Como você está fazendo o cálculo manualmente?

  • Tengo una consola de aire de 24 BTU y 20 seer. Como economizo más luz, apagado cuando esté trabajando o dejando todo el tiempo encendido? Gracias

  • GOSTARIA DE SABER QUANTO UM AR DE 12MIL BTUS LIGADO 14HORAS POR DIA GASTA NO FINAL DO MES.
    A ENERGIA DA MINHA CIDADE/CONTA: 0,432701 ESSE E O VALOR QUE VEIO MA CONTA KWH A 0,432701.

    • Olá, Erica.

      Para chegarmos ao resultado, falta você informar o “Consumo de energia em kWh/mês – esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto”

  • Bom dia !

    Estou com duvida, qual a equação geral ?
    eu queria saber apenas o meu consumo mensal, nao levando em consideração o valor pago da tarifa

    Exemplo:
    8h por dia
    22 dias
    35,3 kwh/mes

    • Olá, Taís.

      Considerando que a unidade kWh/mês é a informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês (30 dias), ligado durante uma hora por dia, basta fazermos o cálculo multiplicando pela quantidade de horas que você usa no dia e depois aplicando uma regra de 3 para corresponder aos 22 dias utilizados:

      – 35,3 kwh/mes x 8 horas por dia = 282,4 kwh/mes

      282,4 kwh/mes ————— 30 dias
      x —————————- 22 dias

      Resposta: 207,09 kw/mes (lembrando que isso é uma média aproximada)

      Esperamos ter ajudado 🙂

  • Olá boa tarde,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, acerca do consumo de um ar condicionado de 27.000btu/s, pois na frente dele tem uma informação de consumo que diz que ele consome por mês 59,22 KWh se usado 1 hora por dia. Pois bem, então para calcular o consumo deste aparelho eu preciso alterar o consumo por mês 59,22 de acordo com a quantidade de horas. Ex. 2 horas o consumo será de 118,44?

    Desde já, agradeço por nós oportunizar essa interação, sobre um assunto tão importante!

    • Olá, Macall.

      A lógica seria essa mesma, no entanto isso vale se você calcular por um dia. Para ter uma noção melhor do quanto gasta no mês, aconselhamos o uso da calculadora para saber o consumo exato 😀

  • INSTALEI UM DE 12.000, FIZ O CALCULO E APRESENTOU 78,00 MÊS, INFORMEI 4H POR DIA DURANTE 30 DIAS, A MINHA DÚVIDA É QUE QUE NAS INFORMAÇÕES DE VCS, DIZ QUE WWH/MES É BASEADO EM 1h por dia, SENDO ASSIM COMO FICARIA? MEU CALCULO FICOU ASSIM:

    4h por dia
    30 dias no mes
    22,4 consumo do aparelho
    0,87700 preço da energia

    total R$ 78,58

    • Olá, Marcelo.

      A informação “Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia”, é apenas uma referência. Preenchemos a calculadora com seus dados e esse resultado final que você nos enviou está correto 😉

    • Olá, Anderson.

      Esse cálculo que apresentamos é uma média de consumo, então o aparelho ligado em temperaturas mais extremas irá consumir um pouco mais do que essa média, não há como saber precisamente. Esperamos ter ajudado 🙂

  • Olá, minha dúvida é a seguinte:

    Meu aparelho tem um consumo (KW/h) de 17,1.

    Esse consumo é referente ao aparelho independente da temperatura/velocidade?

    Pois teoricamente um aparelho de ar condicionado na temperatura 17 e em velocidade máxima consome mais energia que outro igual ligado a temperatura 24 em velocidade baixa, correto?

    Caso sim, é possível calcular baseado na temperatura que mais use (23 graus, por exp)?

    • Olá, João.

      O consumo independe da temperatura e velocidade.

      O aparelho deve estar instalado de acordo com todas as especificações da fabricante para não gastar em excesso. O que pode acontecer que consome mais é ele estar subdimensionado. Se o ambiente precisa de 30000 BTU e você instalar um de 24000BTU, por exemplo, ele vai trabalhar forçado consumindo mais energia do que o de 30000 BTU. Entenda melhor lendo este post.

      Esperamos ter ajudado nos esclarecimentos 🙂

  • Muito Obrigado.
    Estou tentando verificar qual o custo/hora de dois ar condicionado q tenho em casa.
    Um antigo de janela Consul air master 10.000 BTUs
    Outro Samsung doutor inverter 12.000.
    Grato
    Momberg
    019 99159 4450

  • ola, tenho disponivel energia 110v , pensando na economia o ar com tecnologia inverter consome menos,porem, nao tem disponivel na voltagem 110v.
    Pergunta:
    qual seria a melhor opçao instalar este(inverter) com a utilizaçao de um transformador pra 220v ou seria melhor comprar um modelo convencional e usar sem transformador ,sabendo que o transformador tb configura um gasto maior na energia.

    • Olá, Sonaria.

      Pedimos desculpas pela demora na resposta. Estivemos em recesso no final do ano e quando voltamos recebemos milhares de comentários, e como cada caso é um caso leva tempo para conseguirmos responder tudo com atenção, mas vamos lá:

      Algumas pessoas utilizam transformador para fazer a adaptação de 110v para 220V. No entanto, essa prática pode comprometer o funcionamento do aparelho. O mais recomendado é que você solicite a empresa de energia de sua cidade (CEE, Eletropaulo, Celpa, etc) um aumento de carga 🙂

    • Olá Bianca,

      se os dois estiverem instalados de acordo com todas as especificações da fabricante e não estiverem subdimensionados, sim. Mas se o ambiente precisa de 30000 BTU e você instalar um de 24000BTU, ele vai trabalhar forçado consumindo mais energia do que o de 30000 BTU. Entenda melhor lendo este post.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Gilson,

      nossa calculadora calcula o consumo médio de um aparelho, mas ela precisa das informações acima. O preço da energia elétrica na sua cidade e o consumo do aparelho informado pelo Inmetro.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Matheus,

      só é possível fazer o cálculo se você informar o preço da energia elétrica da sua cidade. Você pode ver essa informação na conta de luz.

      Obrigado pelo contato.

  • BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER QUAL O CONSUMO EM KWh/mês DO AR ELGIN 6000 BTUS PRA EU PODER FAZER O CÁLCULO DO CONSUMO MENSAL PELA CALCULADORA DE VOCÊS.

    INFELIZMENTE JÁ TENTEI DE TODOS OS MODOS ME COMUNICAR COM A ELGIN – TENTEI TODOS OS TELEFONES, TANTO DE SP COMO DO RJ, MAS NENHUM ME ATENDE. TENTEI TAMBÉM O E-MAIL DELES NO FALE CONOSCO NO SITE DA ELGIN , MAS NÃO ACEITARAM O MEU E-MAIL, DERAM ELE COMO “NÃO VÁLIDO”.

    PODERIAM ME AJUDAR? QUALQUER APARELHO DE 6000 BTUS TEM O MESMO KWh/mês? OU DIFERE DE FÁBRICA PRA FÁBRICA?

    O SITE DA ELGIN É http://www.elgin.com.br

  • Estou com uma dúvida tem um ar condicionado de 18.000 BTUs em um ambiente de 40 metros quadrados com vidro na frente uma área de comércio que bate o sol praticamente o dia todo, no verão o ar não dá Vazão. a dúvida é, troca o ar de 18000 por um de 30000 ou instala mais um de 12000 ou de 18000.qual dessas opções é melhor para a economia de energia.Grata

    • Olá Debora,

      depende do preço da energia elétrica na sua cidade e do consumo que seu aparelho faz. O consumo depende de várias variáveis, como o tipo de instalação, a forma que ele é utilizado, a temperatura e se ele está instalado conforme as especificações do fabricante. Por esses motivos, infelizmente, não conseguimos fazer esse cálculo.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou com uma dúvida sobre a utilização do meu Ar Condicionado. Eu instalei o mesmo no meu quarto, porém é um quarto pequeno, então sempre uso a temperatura entre 25/26 graus. Assim que o ar chega nessa temperatura (o que acontece de forma rápida devido o quarto ser pequeno) ele desliga e fica apenas no modo ventilar. Durante vários minutos ele permanece só ventilando e depois volta a ligar, e depois de poucos minutos desliga novamente. Eu gostaria de saber se esse comportamento de ligar/desligar várias vezes consome mais energia? Se no caso, compensaria eu usar uma temperatura menor para ele desligar menas vezes? Fico no aguardo e obrigado pela atenção!

    • Olá Marcos,

      o liga/desliga realmente é o pico de consumo do aparelho, mas esse tempo que ele permanece com o compressor desligado, acaba compensando.

      Obrigado pelo contato.

  • Segundo os cálculos de potencia meu quarto precisa de um ar de 13200 btus até 14000 BTUs. Gostaria de saber pq as marcas de Split pulam de 12mil BTUs para 18mil BTUS? Pq não tem modelos entre esses valores, como um de 15mil BTUS? Vou acabar gastando muita energia elétrica se tiver que comprar um de 18mil.

  • Bom dia. Estou com uma dúvida. Comprei um Ar Condicionado Electrolux Ecoturbo de 9.000 BTUs e na etiqueta de consumo está constando que o mesmo consome 17,1 kWh/mês (Classificação A). Usei a calculadora do site para calcular o consumo mensal, usando as seguintes informações: uso de 5h por dia, 30 dias no mês e com o valor da energia elétrica R$ 0,57 kW/h. Segundo resultado do cálculo, o Ar irá consumir em média R$ 48,74 por mês, porém estou achando o valor muito baixo para essa média de uso. Gostaria de saber se essa informação estaria correta mesmo, para eu não ter uma surpresa quando chegar a conta de luz? Se ajudar, olhei no manual do produto e a potência (W) consta como 822 W. Desde já agradeço a atenção.

  • boa tarde, estou montando uma escola especializada em aulas de reforço e preciso compreender melhor como refrigerar meu espaço. O local onde vamos instalar tem 200 metros quadrados mas vamos subdividilo em varias mini-salas de 4 m quadrados cada uma alem de uma recepção de 30 metros quadrados. o teto do espaço tem 2,87 de altura e as paredes das divisorias que dividiram as salinhas em 2 metros de altura. Qual seria a minha melhor opção para refrigerar este espaço subdivido? quantos ar condicionados eu tenho q instalar e com qual potencia?

    • Olá Maikon,

      o ideal nesse caso é uma central de ar, mas para definir a capacidade e saídas de ar, você precisará chamar um técnico para avaliar o local. Se precisar de ajuda para encontrar uma empresa próxima de você que realize esse serviço, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • OLÁ, QUERIA SABER SE TEM ALGUM AR QUE FUNCIONA BEM NA ENERGIA DE 110? E SE ELE CONSOME MAIS ENERGIA EM 110 DO QUE NA 220? SE ALGUMA FABRICANTE JÁ PENSA EM FAZER ELE EM 110? OBRIGADO.

  • boa noite sou cadastrado como estalador só que o e-mail cadastrado não consigo abrir mais, gostaria de mudar o e-mail o meu cnpj e o 11310789/000101 não consigo fazer um novo cadastro pois o o cnpj já existe como você pode me ajudar

Sobre o WebArCondicionado

O Portal WebArCondicionado é um canal parceiro de consumidores, profissionais, assistências técnicas e das melhores lojas e fabricantes, atingindo toda a cadeia de climatização. Com mais de um milhão de visitas em nosso site por mês e publicações diárias sobre o setor, hoje somos a maior referência do País quando o assunto é ar-condicionado. Leia Mais