Atualizado por Yuri Correa em 28/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

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Não importa se você conhece e-mail marketing ou não, se você lida com a internet, com certeza já foi impactado por uma campanha baseada nessa técnica de se comunicar com um público específico ou interessados em um produto. Quem aqui nunca recebeu aquela oferta por e-mail? Um lançamento que bate exatamente com aquilo que você costuma comprar?

A presença no meio digital é essencial para qualquer empresa de qualquer nicho, inclusive para o profissional de climatização. Como a internet é um meio onde futuros clientes pesquisam profissionais e empresas que oferecem serviços, é fundamental que você esteja lá. O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para fazer esse contato direto com um grupo de potenciais clientes. Vamos entender como funciona?

Minha empresa deve enviar e-mail marketing?

Quando você se questionar se o e-mail marketing é ou não uma boa estratégia, aqui estão alguns pontos que você deve levar em consideração.

Baixo investimento

Se comparado com anúncios em rádio, televisão, jornal, entre outros, os valores investidos em um e-mail marketing são muito baixos, dependendo do objetivo podem ser até grátis. Ou seja, mesmo que você possa pensar que não é a melhor estratégia, não custa muito caro tentar. Melhor errar do que nunca saber o que teria acontecido, não é?

Criação de lista própria de contatos

O legal do e-mail marketing é que você enviará para contatos selecionados por você mesmo, ou seja, quando você fizer um trabalho, peça o e-mail do cliente para ser inserido na lista que receberá esses comunicados. Insira nessa lista de e-mails contatos que você já tem e vá inserido e-mails de pessoas que possam vir a ser seus clientes. Se você possui um site, coloque no site um espaço para captar e-mails de pessoas interessadas em receber seus comunicados. O cliente que solicita receber seu conteúdo é o mais valioso.

Facilidade de criação

O e-mail marketing deve ter imagens super chamativas, um layout trabalhado, entre outras técnicas como HTML etc. Isso tudo é ótimo para o seu desempenho, mas uma campanha bem-sucedida também pode usar um e-mail apenas com texto, porém de relevância para seu público. A ação certa realizada para o público certo é o que importa.

Remetente de e-mail

Possuir seu próprio domínio é melhor, ou seja, um e-mail próprio da sua empresa (exemplo: contato@nomedasuaempresa.com.br) diminui a chance de cair em caixas de spam. Caso você opte pelo envio com o remetente de e-mails grátis, como gmail, outlook, yahoo, entre outros, sua campanha pode ser atrapalhada por esses e-mails terem mais chances de caírem em caixas de spam.

Facilidade de envio

Existem ferramentas grátis de envio, como MailChimp, Benchmark Email, Sendinblue, entre muitas outras. A vantagem de enviar através destas ferramentas e não da sua caixa de e-mail que utiliza diariamente é que as tecnologias desses softwares contribuem para que seu e-mail chegue ao destinatário de forma eficiente. Além disso, elas oferecem formas de mensurar, como falaremos abaixo.

Fácil de mensurar

A facilidade de mensuração sobre quais e-mails foram entregues e abertos, quais houveram cliques, entre outros, são formas muito relevantes de avaliar o sucesso do seu e-mail marketing. Essas informações contribuem para que você detecte o que está dando certo e o que precisa ser melhor avaliado na sua comunicação.

Dicas de bons resultados

Um bom exemplo para profissionais de climatização seguirem é o seguinte: depois de realizar a instalação do ar-condicionado no cliente, o técnico pode pedir o e-mail dele através de algum tipo de cadastro. Após isso, ele pode enviar e-mails alertando sobre higienização do produto no momento correto, manutenção preventiva, entre outros. É uma forma de angariar mais negócios para sua empresa!

Outra dica legal é enviar conteúdos de conhecimento ou curiosidades para seus contatos. Por exemplo, “Dicas para utilizar da forma correta seu aparelho”, “Como economizar energia utilizando seu ar-condicionado”, entre outros.

O Portal WebArCondicionado conta com mais de 2 mil conteúdos sobre ar-condicionado e climatização, então fique à vontade para utilizar nossas informações (colocando os créditos, claro) e até mesmo colocar links do WebArCondicionado!

Então, está pronto para criar seu primeiro e-mail marketing e atingir seus possíveis clientes? Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários!

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