* Atualizado em 01/04/2019

Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.

Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.

Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.

“O meu split não liga”

Possíveis causas:

– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.

Soluções:

– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?

“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”

Possíveis causas:

– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.

Soluções:

– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.

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“O visor de cristal líquido está mostrando E2”

Possíveis causas:

– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.

Soluções:

– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.

“O aparelho não está refrigerando adequadamente”

Possíveis causas:

– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.

Soluções:

– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.

Chame a assistência técnica imediatamente quando:

– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;

Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.

Redação do Portal WebArCondicionado