Veja como realizar o procedimento passo a passo
carga de gás em sistemas VRF

Descubra como realizar a carga de gás em sistemas VRF.

O fluido refrigerante é fundamental em qualquer equipamento de climatização, desde os Splits e Janelas, até o ar automotivo. São substâncias que mudam de estado físico conforme a etapa do ciclo de refrigeração, podendo ser líquido ou gasoso.

Outro aparelho que usa gás é o sistema VRF, sigla para “Variable Refrigerant Flow”, que em tradução livre significa Fluxo de Refrigerante Variável. Considerado mais robusto, o sistema é utilizado para a climatização de prédios inteiros.

Observando os sistemas VRF e o gás refrigerante, todo técnico precisa entender como realizar tanto a carga quanto o recolhimento. Como esse tipo de máquina é maior, o trabalho é mais complexo.

Por esse motivo, neste texto vamos mostrar como realizar a carga de fluido refrigerante em sistemas VRF.

Passo a Passo: Carga de Gás em Sistemas VRF

Vamos mostrar realizar o procedimento com todos os detalhes. Pensando nisso, reunimos informações da coluna “Carga de Gás em Sistemas VRF”, de Otto Rezende, e do vídeo “Mostrando Carga De Gás em VRF”, do canal Rofran Ar Condicionado, no Youtube.

Antes de apresentar o passo a passo, lembre-se: a quantidade de fluido refrigerante geralmente está disponível no software da fabricante do sistema VRF. Entenda agora como realizar a carga e manter o sistema VRF em pleno funciona:

  1. Coloque a quantidade de gás com base nas medidas e nas bitolas de tubulação do projeto (Use o software da fabricante para achar o valor);
  2. O próximo passo é realizar o vácuo, mantendo todas as mangueiras conectadas;
  3. Depois conecte a mangueira para colocar o fluido no sistema VRF (Faça o processo com uma balança);
  4. Quando atingir a quantidade solicitada pelo sistema, abra as válvulas do Sistema VRF;
  5. Concluída a carga de refrigerante, retire o manifold;
  6. Abra as válvulas da linha de líquido e de sucção do condensador;
  7. Inicie o processo para colocar o sistema em funcionamento.

Vídeo Mostrando Carga De Gás em VRF

Observação: O refrigerante adicionado ao VRF é um complemento para as linhas que interligam as evaporadoras aos respectivos condensadores.

Conforme a coluna de Rezende, em alguns casos o refrigerante completa a linha de líquido e de sucção, mas não alcança a carga de gás do sistema. Quando isso acontecer, abra e ligue a válvula de sucção do condensador para recolher o fluido adicionado ao sistema após completar a carga.

Pronto, com esse passo a passo e cuidando desses detalhes, vai realizar a carga de gás em sistemas VRF corretamente.

Redação WebArCondicionado