Instrumento pode ser usado de maneira simples e objetiva
calculadora de qualidade do ar interno

Conheça a calculadora de qualidade do ar interno da ABRAVA.

A ferramenta, lançada em 7 de abril, foi desenvolvida pelo Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA (Qualindoor). A calculadora tem como objetivo promover a qualidade do ar interno de ambientes fechados.

Gratuita e online, a calculadora é simples, objetiva e pode ser utilizada por qualquer pessoa. Basta inserir informações de quantidade de pessoas, perfil de ocupação e as especificações das instalações.

A calculadora serve para qualquer usuário de ambiente fechado, como os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, farmacêuticos -, assim como engenheiros, arquitetos e técnicos.

Os dados para chegar aos resultados se dividem entre parâmetros físicos e fisiológicos, como mostram as imagens abaixo:

A calculadora tem como referência estudos de pesquisadores internacionais em transmissão de doenças aerotransportadas. Alguns deles são do Professor de Engenharia Química e Matemática do MIT, Martin Z. Bazant e do Professor de Matemática, John W. M. Bush.

Bush desenvolveu estudos como “Beyond Six Feet: A Guideline to Limit Indoor Airborne Transmission of COVID-19” e “Monitoring carbon dioxide to quantify the risk of indoor airborne transmission of COVID-19”.

A calculadora deve ser usada como uma forma de consulta rápida para a checagem da qualidade do ar interno de diversos ambientes. Pode entrar na Calculadora de Segurança QAI neste link.

Redação WebArCondicionado