Redação WebArCondicionado

A internet criou novas formas de consumo com as lojas virtuais, cada vez mais populares. O comércio eletrônico cresceu ainda mais por conta da pandemia do novo coronavírus – já que, mesmo com a retomada da maioria das atividades, as pessoas saem menos de casa.

Com a Black Friday, então, o comércio online cresce ainda mais. Algumas pessoas ainda podem sentir insegurança para comprar pela internet. Mas, tomando os cuidados necessários, dá pra evitar as fraudes e golpes facilmente.

Listamos algumas dicas para você aproveitar os descontos para comprar um ar-condicionado para sua casa. As dicas, claro, valem para comprar qualquer produto on-line. Assim, você pode fazer uma escolha segura aliada ao conforto de comprar de casa.

Use computadores ou celulares próprios

Segundo a seguradora Porto Seguro, a regra número um para as compras on-line é usar um equipamento de confiança. Não use, portanto, computadores públicos para fazer suas compras. É importante também se certificar de que a sua máquina está com o antivírus atualizado. Evite também armazenar seus dados (como e-mail e número do cartão de crédito) no computador (mesmo que seja próprio) e no e-commerce.

Se usar celular ou outro dispositivo móvel, valem as mesmas regras. E, ainda, um cuidado a mais ao usar a rede wi-fi: prefira fazer a operação usando redes conhecidas e protegidas com senha.

Lojas e sites de confiança

Para evitar golpes, é importante ficar atento principalmente aos sites de lojas totalmente desconhecidas com descontos muito grandes. É importante pesquisar a procedência dos produtos e, também, se a loja vai realmente entregá-los. Para isso, faça uma busca por menções à loja na própria internet, conferindo históricos e reputação em outros sites.

Lembrando que os sites comparadores de preços têm uma base de busca mais consolidada – como é o caso do WebArCondicionado e de outros buscadores de outros produtos. Por isso, lojas fraudulentas dificilmente aparecem entre os resultados desses comparadores.

A Porto Seguro recomenda pesquisar a reputação da loja mesmo que ela seja conhecida, buscando (na própria internet) se há problemas recentes de vendas. A seguradora também recomenda verificar se o site ter informações como telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis.

Por fim, é importante ficar atento se o site da loja não foi fraudado. Ao entrar no site, confira se a página é criptografada (identificada pela presença do “s” junto com o “http”, o “https://” e se aparece o ícone de um cadeado ao lado do endereço eletrônico da loja no seu navegador. Tanto o “https://” quanto o cadeado devem estar presentes em todas as telas da loja: na home, na área de login, na área de pagamento, etc.

Cartão de crédito virtual

A maioria das operadoras de cartão de crédito passaram a oferecer o cartão virtual. Ele é uma versão com dados diferentes da versão física do cartão de crédito, voltada para pagamentos online.

A principal diferença na operação, para o usuário, é que o código verificador do cartão (o CVV, “Card Verificantion Value”) muda frequentemente. E, som isso, o cartão virtual traz mais segurança para compras pela internet por dificultar a possibilidade de clonagens e outros tipos de golpes.